COMPLEXO HOSPITALAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Rua Pastor Samuel Munguba, nº 1290 - Bairro Rodolfo Teófilo
Fortaleza-CE, CEP 60430-372
- www.huwc.ebserh.gov.br | www.meac.ebserh.gov.br

Ofício-Circular - SEI nº 37/2020/SUPRIN/CH-UFC-EBSERH

 

Fortaleza, 23 de abril de 2020.

Aos(Às) Senhores(as)

Gerentes, Chefes de Divisão, Chefes de Setor, Chefes de Unidade e demais colaboradores dos Hospitais Universitários da UFC/EBSERH

 

Prezados (as) Senhores (as),

 

O Superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh e presidente do Comitê de Enfrentamento à COVID-19, Prof. Dr. Carlos Augusto Alencar Júnior, no uso de suas atribuições, comunica as principais ações do Comitê realizadas hoje (23.04) no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC):

- Em gratidão e respeito ao trabalho que todos os profissionais têm desenvolvido nos nossos hospitais, este Comitê comunica que está tomando todas as providências para manter o abastecimento adequado de EPIs e demais suprimentos. Tudo o que poderia ser comprado, está sendo comprado com a máxima antecedência. Os processos de aquisição estão tendo celeridade, mas, infelizmente, estamos sofrendo com fornecedores que não estão cumprindo todos os prazos de entrega. Este cenário global solicita de cada um que acompanhe e reforce com as equipes a importância da colaboração de todos no uso racional dos EPIs e demais materiais, principalmente os de segurança individual;

- O Complexo está participando da Oficina para elaboração do modelo do Plano de Contingência para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (Covid-19), realizada pelo Serviço de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente da sede da Ebserh;

- Treinamentos:
No HUWC: 25 enfermeiros e fisioterapeutas participaram de capacitação em Ventilação mecânica, 28 enfermeiros e técnicos participaram do treinamento de preparo do corpo pós-morte e 29 enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas foram treinados em Prevenção de lesão de pele com uso de EPIs.
Na MEAC: 33 colaboradores e alunos da UTI Neo, AC 2, Emergência, Laboratório e Unidade de Reabilitação foram treinados em Uso adequado de EPIs, Identificação e notificação de casos e Coleta de amostra de material biológico com swab.

- Documentos publicados hoje:
O HUWC publicou: O “Termo de ciência e responsabilidade de reconhecimento do corpo de pacientes acometidos pela Covid-19” e os protocolos “Tratamento para pacientes Covid-19 – HUWC Abril 2020” e “Limpeza e desinfecção de carros de transporte de resíduos, roupas e materiais para esterilização”.

Solicitamos às V.Sas. ampla divulgação deste informe entre os colaboradores de sua unidade.

 

Atenciosamente,

 

(assinado eletronicamente)

Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior

Superintendente dos Hospitais Universitários da UFC/EBSERH


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Augusto Alencar Junior, Superintendente, em 23/04/2020, às 19:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ebserh.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 6384142 e o código CRC 8023EA71.




Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23533.010153/2020-02 SEI nº 6384142