Notícias Notícias

Voltar

Maternidade Januário Cicco aprova documento que norteará sua atuação até 2020

Planejamento

Maternidade Januário Cicco aprova documento que norteará sua atuação até 2020

Segundo ciclo do Plano Diretor Estratégico define prioridades de ação que visam melhoria da gestão

Natal (RN) – A Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Rede Ebserh, aprovou o Plano Diretor Estratégico (PDE) referente ao seu segundo ciclo de planejamento, que norteará a atuação da instituição até 2020. Instituído na Mejc a partir de 2016, fruto das mudanças trazidas com a adesão à Ebserh, o PDE define prioridades de ação que visam melhores práticas de gestão para tornar a maternidade uma instituição de excelência na integração entre ensino, pesquisa e assistência.

Na visão do superintendente da maternidade, Luiz Murillo Lopes de Britto, o mais importante é fazer com que o Plano seja incorporado por todos que participam da rotina do hospital. "Temos uma equipe engajada e o PDE contribui cada vez mais com a incorporação de todos no processo de construção da excelência de nossos serviços”, afirma.

Para esse novo ciclo, o Plano está apoiado na metodologia do Balanced Scorecard (BSC), concebido pelos estudiosos Kaplan e Norton, e oferece uma proposta objetiva e realista como forma de contribuir em melhorias que impactam diretamente nos processos finalísticos de assistência, ensino e pesquisa, buscando o fortalecimento da Maternidade na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o gerente administrativo da Mejc, Dilson Rodrigues, o plano é fruto de um trabalho coletivo e reúne modernas ferramentas de gestão e construção participativa. “O PDE é o produto de um trabalho que foi elaborado a partir de um curso de gestão realizado pelo Hospital Sírio-Libanês, em parceria com a Ebserh. Desde então, a cultura de planejamento passou a fazer parte de nossa realidade, o que originou esse segundo Ciclo", ressalta.

O documento foi aprovado pelo Colegiado Executivo da Mejc e pode ser acessado em sua versão original.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações da Mejc-UFRN