Notícias Notícias

Voltar

Visita multiprofissional diária aprimora comunicação na Ortopedia do HC-UFTM

Assistência

Visita multiprofissional diária aprimora comunicação na Ortopedia do HC-UFTM

O objetivo é esclarecer sobre a evolução do quadro de saúde, a terapêutica adotada e os cuidados prestados

Uberaba (MG) – Pacientes da enfermaria de Ortopedia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM, vinculado à Rede Ebserh, passaram a receber visita diária, junto ao leito, de profissionais de enfermagem, serviço social e fisioterapia. A iniciativa acontece desde março, em complemento à visita médica.

O objetivo é esclarecer sobre a evolução do quadro de saúde dos pacientes, a terapêutica adotada e os cuidados prestados, além de fornecer orientações relativas ao pós-alta.  Se necessário, também são acionados profissionais de outras áreas, como nutrição, psicologia e terapia ocupacional.

“A utilização de linguagem simples e o trabalho ativo no oferecimento de informações são diferenciais desse projeto. Como resultado, observamos a nítida redução de familiares buscando tirar dúvidas junto à sala de prescrição, pois essa atualização tem acontecido de maneira eficaz”, avalia o médico Marco Aurélio Grecco, chefe da Unidade do Sistema Locomotor.

Para a responsável técnica de enfermagem Renata Beraldo Silveira, atentar-se à necessidade de atenção e de explicações, característica dos pacientes internados, é um dos caminhos para uma assistência mais humanizada em saúde. “O incremento na dinâmica de comunicação dessa enfermaria tem sido muito positivo para toda a equipe”, relata.

Já Raíssa Bianca Luiz, também enfermeira, ressalta que a interação estimula a adesão ao tratamento, aumentando as chances de sucesso a partir da compreensão das etapas de cada um dos cuidados. “Explicar o motivo dos procedimentos e do uso de dispositivos da maneira correta é uma forma de combater a ansiedade característica da experiência de hospitalização”, sintetiza.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HC-UFTM é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades hospitalares do país, incluindo as não filiadas à Rede Ebserh.

Com informações do HC-UFTM