Hospital de Doenças Tropicais - HDT

Universidade Federal do Tocantins - UFT

Em Destaque:

Comitê de Ética e Pesquisa Comitê de Ética e Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (CEP HDT-UFT) é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, criado com a finalidade principal de analisar, sob os aspectos éticos e científicos, os protocolos de pesquisa a serem desenvolvidos no hospital. A análise destes protocolos visa resguardar a integridade e dignidade dos participantes da pesquisa, contribuindo assim para o desenvolvimento de pesquisas científicas dentro dos padrões éticos na instituição.

Além de analisar os protocolos de pesquisa, o CEP HDT-UFT também realiza atividades de natureza consultiva e educativa, esclarecendo dúvidas de pesquisadores sobre os aspectos éticos da pesquisa com seres humanos e promovendo palestras e cursos de capacitação para a comunidade e membros internos do Comitê.

 

História

O CEP HDT-UFT foi instituído pela Reitoria da UFT através da Portaria n° 1.164 de 23 de junho de 2016 e credenciado pelo Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde em 26 de agosto de 2016 através da Carta Circular nº 176/2016. Em setembro de 2019, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares passou a ser o órgão responsável pela manutenção das atividades do Comitê (Portaria SEI nº 40, de 24 de setembro de 2019). Por atender as condições mínimas de funcionamento e cumprir com todas as obrigações previstas em resoluções federais, o CEP HDT-UFT teve a sua renovação de registro aprovada em abril de 2020, garantindo o seu funcionamento pelos próximos 3 anos.