Notícias Notícias

Voltar

Mais uma ação visando à transparência: HUAC publica os dados das listas de cirurgias de 2020

TRANSPARÊNCIA

Mais uma ação visando à transparência: HUAC publica os dados das listas de cirurgias de 2020

As informações podem ser consultadas pelo site oficial do hospital

A partir desta semana, mais uma ação foi instituída objetivando dar o mais amplo cumprimento aos princípios que norteiam a gestão pública:  o Hospital Universitário Alcides Carneiro, da Universidade Federal de Campina Grande, e vinculado à Rede Ebserh, passa a publicar a lista de espera de cirurgias, de maneira que o cidadão usuário poderá acompanhar o seu posicionamento no fluxo dos procedimentos cirúrgicos realizados. 

Essas informações podem ser encontradas através do site oficial do HUAC (http://www2.ebserh.gov.br/web/huac-ufcg). Do lado esquerdo, clicando na aba “saúde”, e, logo em seguida, em “filas de cirurgia”, é possível visualizar em qual posição se está na fila de cirurgia de cada um dos especialistas do hospital. A divulgação é feita através do número de prontuário, como forma de preservar os pacientes.

“Desde que assumimos a Superintendência do HUAC, temos enviado esforços para atender às recomendações do Reitor da UFCG, Prof. Vicemário Simões, e da Direção da EBSERH, no sentido de dar a maior transparência possível às ações do HUAC-UFCG, integrando nosso hospital aos sistemas de regulação e publicizando nossos atos”, afirmou o Superintendente do HUAC, Homero Rodrigues.

Tal iniciativa é de suma importância para facilitar o acesso a esses dados, fazendo com que a população tenha um papel mais ativo no acompanhamento de seus procedimentos. Assim, qualquer cidadão tem a possibilidade de ter, de maneira mais rápida, conhecimento dos serviços prestados pelo hospital.

TRANSPARÊNCIA NO HUAC

Hoje, todas as consultas e exames do Hospital Universitário são agendados através do Sistema de Regulação (SISREG) e todas as internações são reguladas pela Central de Regulação de Leitos da Secretaria de Saúde. Além disso, há a publicação periódica no site dos relatórios anuais de desempenho, dos horários de trabalho dos profissionais, os contratos, os pagamentos realizados e todas as licitações concluídas ou em andamento, além da instituição do Boletim de Serviço. 

A transparência de dados pelas instituições públicas é também uma maneira de se aproximar da população. Através de uma maior compreensão de como os serviços são ofertados, o cidadão é capaz de propor alternativas que melhor se adequem às suas necessidades. E é isso que o HUAC busca, uma relação de maior proximidade com a sociedade, com o objetivo de melhor atendê-la.

 

Sobre a ebserh - Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Camila Monteiro – Jornalista HUAC-UFCG | Ebserh