Resultados da busca Resultados da busca

Notícias
Demais Conteúdos

31/05/2017

Ações pedagógicas orientaram população sobre os cuidados com a saúde

No Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), além dos 59 exames extras de diagnóstico por imagem, ofertados para os pacientes do Sistema único de Saúde (SUS), a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) organizou ações pedagógicas para orientar a população sobre os cuidados com a saúde. Organizados no hall de entrada do hospital, a equipe do Ambulatório de Pneumologia expos banners e distribuiu folders alertando sobre os malefícios do cigarro.

Ao lado do Laboratório de Análises Clínicas (LAC), a Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais utilizou a caixa da verdade para alertar servidores e acompanhantes sobre a necessidade permanente de higienização correta das mãos.

A higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), incluindo aquelas provocadas por microrganismos multirresistentes, promovendo a segurança dos pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.

Por fim, uma agente de saúde pública da prefeitura, Magali Favarini Kuhn, caracterizada de mosquito do Bem, orientou os pacientes e servidores sobre os cuidados para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypt. Entre as orientações, ela alertou para a importância de lavar, uma vez por semana, o pote de água dos animais, não deixar água parada nos vasos de planta e eliminar lixos acumulados no pátio. Em um tubo de ensaio, a agente mostrou as diferentes fases de desenvolvimento do mosquito, da larva a fase adulta. Ela também exibiu vídeos educativos para o público que circulou no hall de entrada do HUSM.

TEXTO E FOTOS: Michele Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo  e bolsista da Unidade de Comunicação do HUSM.

22/06/2017

Trabalhadores da Enfermagem são capacitados para assistência de pacientes em pós-operatório

Tendo em vista a constante busca por um ensino e assistência de qualidade, no dia 7 de junho, foi realizado o primeiro encontro da equipe de enfermagem da Unidade de Recuperação Anestésica (RPA) do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Esse encontro faz parte do Projeto de Educação Setorial da Unidade de Centro Cirúrgico e Recuperação pós Anestésica, registrado no Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), e teve como objetivo qualificar e capacitar os trabalhadores de enfermagem para o desenvolvimento adequado e seguro das atividades na assistência aos pacientes em pós-operatório.

A capacitação foi realizada no Auditório Alberto Londero, na própria instituição, e foi dividida em dois momentos que envolveram diferentes temáticas. A primeira delas abordou os cuidados em pós-operatório imediato em cirurgia de endarterectomia de carótida, e teve a participação do Residente de Cirurgia Vascular Anderson Kahlbeck. Em seguida, o foco da discussão foi voltado para aspectos, legislação e os processos que envolvem a doação de órgãos, com a participação do Enfº Me Fernando Tolfo.

O encontro reuniu cerca de 30 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta, e proporcionou momentos importantes de troca de saberes e experiências, fortalecendo e valorizando o vínculo entre os membros da equipe.

Dando continuidade à Educação Setorial da Unidade de Centro Cirúrgico e Recuperaçao Pós-Anestésica, no dia 10 de junho, foi realizada uma capacitação sobre: Cuidados no posicionamento do paciente cirúrgico e prevenção de lesões de pele no transoperatório, ministrado pela anestesista Aline Valdameri e enfª Graziela Cauduro.

O encontro aconteceu na unidade de Centro Cirúrgico, com a participação de aproximadamente 12 profissionais. Na oportunidade, foram discutidas as medidas de prevenção de lesões de pele, conforme o protocolo de Prevenção de Lesões da instituição, bem como a aplicação da Escala de Elpo, enfatizando o posicionamento adequado no transoperatório e o uso de coxins. 

 

Ressaltamos que o correto posicionamento cirúrgico é um dos momentos cruciais da cirurgia e é de responsabilidade de toda a equipe, além de ser fundamental para segurança do paciente. 

27/06/2017

No Hospital Universitário, a votação para escolha do Reitor (a) e Vice-Reitor (a) começou às 6h e termina às 22h

 

Até hoje à noite, às 22h, mais de 34 mil pessoas – entre estudantes, técnicos- administrativos e docentes da Universidade Federal de Santa Maria – poderão participar da escolha do novo reitor (a) e vice-reitor (a) da universidade para a gestão 2018-2021. Três chapas concorrem ao pleito:

Chapa 1 – Para mudar ainda mais – Paulo Afonso Burmann / Luciano Schuch

Chapa 2 – Juntos por um novo amanhã – Dalvan José Reinert / Pedro Brum Santos

Chapa 3 – Coragem para mudar pela base – Helenise Sangoi Antunes / Laura Fonseca

Ontem votou a comunidade universitária dos polos de Educação à Distância (EAD) de São Lourenço do Sul, Santana do Livramento, Novo Hamburgo e Três de Maio. Hoje, quarta-feira, a votação ocorre nos campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, das 8h às 20h e, em Santa Maria, das 8h às 22h. No Hospital Universitário de Santa Maria a votação iniciou às 6h e também encerra às 22h.

As urnas 52 e 53 foram instaladas no Hall de entrada do HUSM, próximas ao Ponto Eletrônico. Para votar, é preciso apresentar documento oficial com foto. Também serão aceitas as carteiras da Biblioteca e do Restaurante Universitário.

Segundo a Comissão de Consulta à Comunidade para escolha do Reitor(a) e Vice-Reitor(a), estão aptos a votar 3.110 docentes, 4.290 técnico-administrativos e 27.194 estudantes. O pleito tem, portanto, 34.594 eleitores aptos a votar. O voto é direto, facultativo, secreto e paritário, ou seja, com 1/3 de peso para cada uma das categorias.

A apuração dos votos será realizada no CTG Sentinela da Querência, em Camobi, e deverá ter início a partir das 22h, com a chegada das urnas. O resultado deve ser divulgado até 3h de quinta-feira.

22/06/2017

GELP percorre unidades de internação para prevenir lesão por pressão

O Grupo de Estudos em Lesões de Pele (GELP) realizou a Ação de Educação em Saúde, no dia 20 de junho, durante o turno da manhã, nas unidades de internação do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), visando a prevenção de lesões por pressão.

A lesão por pressão ocorre devido à falta de oxigênio e nutrientes nos tecidos, por conta da pressão que os tecidos moles sofrem junto a uma proeminência óssea por longos períodos. Isso leva a isquemia local, edema, ativação dos mediadores de inflamação e por fim, morte celular. Na maioria das vezes, a lesão por pressão poderia ter sido evitada. Por isso, os hospitais e os serviços de saúde utilizam protocolos e escalas na tentativa de preveni-las.

Como um dos mais importantes fatores que predispõe às lesões por pressão é a pressão causada nos tecidos, é primordial considerar o cuidado pautado em aliviar a pressão. Desta forma, a mudança de decúbito (posição do paciente) é a mais efetiva ação. Além disso, utiliza-se muito o colchão piramidal, colchoes de fluxo de ar e coxins que também tem como princípio aliviar os pontos de pressão. Outra ação importante é garantir aporte calórico, pois uma dieta rica em nutrientes também nutrirá os tecidos do nosso corpo.

Tendo em vista a importância de se prevenir as lesões por pressão, o GELP e membros do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), realizaram abordagens nas enfermarias, orientando familiares, pacientes e profissionais sobre o assunto. Para tal, foram utilizados os insumos básicos necessários, previstos no Protocolo de Prevenção de Lesões por Pressão da instituição, com demonstração prática.

A Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais (UGRA/SVSSP) estimula, apoia e parabeniza o GELP, por mais essa iniciativa em prol da Segurança do Paciente e também reconhece a importância da participação da equipe de saúde e do empoderamento dos pacientes e familiares na prevenção deste incidente.

TEXTO E FOTOS: Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais.

12/06/2017

Precisamos falar sobre AIDS vai à Escola para capacitar professores

A equipe que compõe o Projeto de extensão do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), no dia 31 de maio foi a Escola Edna Mai, localizada na Cohab Fernando Ferrari para junto com a Enfª da Unidade Básica, Wilson Aita dialogar com 17 professores sobre o tema HIV/AIDS. No encontro após a explanação feita, foi oportunizado questionamentos, após foi utilizado protótipos das genitálias feminina e masculina para que os mesmos pudessem visualizar a adequação do uso dos preservativos. Uma das novidades apontadas foi o preservativo feminino. Essa foi a primeira intervenção feita pelo grupo junto a docentes, pertente-se com isso que eles atuem como multiplicadores junto aos jovens.

 

Texto e fotos: Equipe do projeto Precisamos falar sobre Aids

08/06/2017

HUSM participa pela primeira vez de reunião anual da REBRATS

O servidor da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Márcio Marcelo Gross, representou o Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde (NATS) na reunião anual da Rede Brasileira de Avaliação em Tecnologia em Saúde (REBRATS), da qual o hospital é membro desde o final de abril desse ano. O encontro ocorreu dia 1º de junho, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Representantes dos hospitais membros da REBRATS, de todo país, estavam presentes.

No turno da manhã, a primeira palestra foi a apresentação do PROAD SUS e das contrapartidas do hospital alemão dentro desse programa. Na sequência, foi mostrado o relatório de gestão da REBRATS (o que foi feito, quantos estudos realizados). Ficou estipulado que cada membro tem que enviar relatório anual, assim que solicitado pela secretaria da REBRATS.

No turno da tarde, a primeira palestra abordou a análise do impacto regulatório, como metodologia na Avalição de Tecnologia em Saúde (ATS). Na sequência, uma mesa redonda discutiu temas relevantes, como: dificuldades de comunicação entre os membros e como estabelecer uma rede de cooperação. Também foi apresentada a Cooperação que está sendo implantada com o Conselho Nacional de Justiça através do NATJUS – um banco de dados que criado em alguns estados para arquivar parecer técnico-científico e notas técnicas solicitadas pelo judiciário. O objetivo do banco é dar transparência as decisões judiciais, ao mesmo tempo em que oferece subsídios aos juízes para tomada de decisão.

06/09/2017

Equipe de Matriciamento do HUSM discute a possibilidade do aborto previsto em Lei

A Equipe de Matriciamento em Violência Sexual do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) realizou, dia 29 de agosto, um evento de sensibilização sobre o tema Interrupção da gestação nos casos previstos em lei - vítimas em situação de violência sexual. A atividade integra o plano de capacitação da Linha de Cuidado Materno-Infantil. O evento contou com palestrantes da equipe do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas/HMIPV, de Porto Alegre: a médica Sandra Scalco e a psicóloga Ângela Rush. Esteve presente também a representante da Política de Saúde do Estado, a Enfermeira Gisleine Lima da Silva.

O encontro foi destinado aos profissionais do HUSM e convidados. Participaram 158 pessoas. As palestrantes promoveram a discussão sobre o tema, trazendo de forma clara o processo de intervenção realizado no hospital porto-alegrense. No primeiro momento, foi abordada a parte teórica e legal, bem como o histórico da construção do fluxo de atendimento. Em seguida, foi oportunizado diálogo a partir de estudos de caso, onde os participantes puderam debater sobre situações de gestação decorrentes de estupro, os encaminhamentos e as condutas adequadas a cada caso.

No final de setembro, a equipe de Matriciamento em Violência Sexual do HUSM irá participar do 2º Colóquio sobre Abortamento Legal no RS, dia 26 de setembro, no Anfiteatro Carlos Albuquerque do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Segundo a enfermeira Vergínia Rossato, integrante da equipe, está acordado com a Promotoria Federal que, até maio de 2018, o Hospital Universitário de Santa Maria deverá estar cadastrado para o atendimento.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

05/09/2017

HUSM recebe novos servidores concursados

Dia 1° setembro, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) recebeu a 31ª turma de novos servidores aprovados no concurso público da  Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Os seis novos servidores foram recepcionados e integrados para o início das atividades.

Abaixo os novos servidores do HUSM.

Enfermeiro – Assistencial

Emanuele Maria Dalvi

Suelen Escoto de Vargas

Técnico em Laboratório

Caren Simone Pilon Bruning

Emari do Nascimento

Médico - Pediatra

Nizalva Ferreira Dal Molin

Médico - Infectologia

Vanessa Pimentel de Oliveira

08/09/2017

46 Serviços do HUSM possuem MGR

Nos últimos dias, foram entregues três Manuais de Gerenciamento da Rotina (MGR): do Serviço de Métodos Gráficos, no dia 29 de agosto, da Unidade de Licitações, no dia 1º de setembro e da Unidade de Apoio Corporativo último dia 5.

A Unidade de Planejamento parabeniza as equipes que se empenharam na elaboração, discussão e padronização de processos, visando a qualidade e a segurança no desempenho de suas funções.

Com isso, somam-se 46 MGRs entregues no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), totalizando quase 90% dos Serviços do Hospital com seus procedimentos descritos e processos padronizados.

 

Texto e fotos: Unidade de Planejamento e Assessoria

08/09/2017

Inscrições para o Processo Seletivo Público do HUSM para Médicos Residentes/2018

A coordenação de Residência Médica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM/UFSM) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (PRPGP/UFSM) faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo Público para Residência Médica para o ano de 2018, a partir de 11 de setembro a 16 de outubro de 2017 e deverá ser efetivamente via internet, através do endereço http://www.amrigs.org.br

O número de vagas e informações: http://site.ufsm.br/arquivos/uploaded/editais/d718cc85-5872-44fa-9a0c-e111cc998d16.pdf  e no arquivo incluído na matéria.