Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Assinado acordo para troca de experiências entre hospitais da Rede Ebserh e da França

Internacional

Assinado acordo para troca de experiências entre hospitais da Rede Ebserh e da França

Parceria tem por objetivo o intercâmbio de conhecimentos em saúde pública, ensino e pesquisa clínica

Brasília (DF) – Foi assinado, na manhã desta terça-feira (30), um acordo de cooperação entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Associação dos Diretores Gerais dos Centros Hospitalares Regionais e Universitários da França (Conférence des Directeurs Généraux de Centres Hospitaliers Régionaux et Universitaires - CHRU). Com vigência de quatro anos, a parceria internacional tem por objetivo a promoção de intercâmbio de competências e conhecimentos nas áreas de saúde pública, ensino e pesquisa clínica.

De acordo com o presidente da estatal, Kleber Morais, o acordo é importante tanto para os 39 hospitais da Rede Ebserh quanto para os 32 hospitais da rede francesa. “A partir de hoje, os nossos hospitais, brasileiros e franceses, marcam história em nossa comunidade acadêmica, nas pesquisas e na saúde. Esse convênio representa um salto de qualidade não somente na área finalística, mas também nas áreas meio desses hospitais“, salientou Morais.

O convênio propiciará a promoção de atividades de formação profissional e o intercâmbio de profissionais e acadêmicos dos dois países, além da promoção de palestras, simpósios e congressos. Também possibilitará o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa clínica, que beneficiarão os hospitais filiados à Ebserh, tanto na formação dos profissionais quanto no estímulo aos pesquisadores, possibilitando avanço nas linhas de pesquisa desenvolvidas na Rede Ebserh.

O presidente da associação francesa, Jean-Pierre Dewitte, ressaltou que a parceria estreitará o trabalho conjunto dos dois países nas áreas de ensino, pesquisa e assistência à saúde. “Cada vez em que pudermos trabalhar conjuntamente, favorecendo trocas e permitindo formação prática em toda a vida profissional, teremos sempre o que aprendermos uns com os outros”, declarou.

A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada no auditório do Ministério da Educação (MEC). Para a secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Castro, que representou o ministro Mendonça Filho, afirmou que o convênio trará um ganho extraordinário aos médicos, estudantes e profissionais que atuam na área da saúde, o que refletirá na pesquisa, no ensino, na extensão e no atendimento de saúde à população brasileira.

“O Brasil tem, hoje, um conhecimento acumulado na área da saúde da maior relevância. A produção do conhecimento em saúde tem se desenvolvido a partir das universidades públicas e dos hospitais universitários, que são os centros de referência mais importantes. Com o acordo, todos ganham”, enfatizou a secretária-executiva do MEC.

Além do presidente da associação francesa, participaram delegação francesa o diretor-geral do CHU de Martinica, Nicolas Estienne, a secretária-geral da Comissão de Relações Internacionais da Conferência de Diretores Gerais dos CHU, Yara El-Eleywa Le Corff, e o diretor-geral do CHU de Estrasburgo, Christophe Gautier. Participaram ainda da cerimônia de assinatura do convênio, o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, autoridades políticas e gestores da Ebserh.

Saiba mais

A França conta, em sua estrutura de saúde, com os Centros Hospitalares Universitários (CHU) e os Centros Hospitalares Regionais (CHR). Essas unidades estão localizadas em 30 capitais regionais do país, e contam, cada uma delas, com diversos hospitais.  Cada CHU e CHR possui um diretor, que se reúne aos demais pares em uma Associação (Conference des Directeurs Généraux de CHU) que, por sua vez, tem como representante máximo um presidente, que é o signatário do convênio a ser assinado com a Ebserh.  

A implementação se dará por meio de Convenções Específicas que comporão Planos de Trabalhos Bianuais. As Convenções Específicas serão elaboradas contemplando, detalhadamente, os temas a serem abordados, as metas, cronogramas e responsabilidades das partes. Ao final da execução da primeira Convenção Específica será feita uma avaliação do Plano de Trabalho e estabelecida programação para a elaboração do próximo, que resultará em novas Convenções Específicas e assim, sucessivamente, até o final da vigência do convênio. 

As tratativas para celebração do convênio se iniciaram em outubro de 2016, tendo sido realizadas as primeiras reuniões com o Conselheiro para Assuntos Sociais e Saúde da Embaixada da França. No início de dezembro, as reuniões envolveram autoridades do Ministério da Saúde da França, em Paris.  

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh