Notícias sobre o AGHU Notícias sobre o AGHU

Voltar

Módulos do AGHU potencializam atendimento em Petrolina

TECNOLOGIA

Módulos do AGHU potencializam atendimento em Petrolina

Ferramentas tornaram mais fáceis e seguros os procedimentos na unidade

Petrolina (PE) - Equipes de enfermagem e de farmacêuticos do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) sinalizam melhorias de qualidade na assistência ao paciente a partir da efetiva utilização dos módulos de prescrição de enfermagem, farmácia e controle do paciente, disponibilizados por meio do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU).

 “O módulo de prescrição de enfermagem dispõe de ferramentas que ajudam a elaborar o diagnóstico, conforme os dados coletados e as necessidades identificadas. Para atendimento, o sistema prevê uma série de cuidados que toda a equipe de enfermagem pode realizar para prestar uma assistência integral aos pacientes”, explica a enfermeira Isabele Alencar. A ferramenta possibilita o acompanhamento da progressão do atendimento, por meio da avaliação dos cuidados implementados.

Já o módulo de farmácia, compreende o processo de gestão dos medicamentos, engloba atividades de regulação, triagem e dispensação seguindo a regulamentação vigente. O sistema permite, ainda, a reavaliação, por parte do farmacêutico, do quantitativo da medicação prescrita de acordo com a situação clínica que o paciente apresenta.

Para a farmacêutica Isabela Maria, o módulo de farmácia tornou mais seguro e ágil o processo de triagem e dispensação dos medicamentos prescritos para cada paciente.

Recentemente, a equipe do HU implantou o módulo de controles do paciente, que permite aos profissionais da equipe de enfermagem informatizar os registros essenciais para o acompanhamento do estado geral do paciente, durante seu período de internação. Além desse, está em fase de implantação pela equipe local do HU outros dois módulos – o de cirurgias e o de exames. Este último conta com a tutoria da equipe do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí.

Segundo o chefe de unidade do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI), Renato Cruz, com esses dois últimos módulos, o HU-Univasf passa a contar com os onze módulos já desenvolvidos no AGHU.

“A implantação de módulos pela equipe local é considerada pioneira na rede porque o processo de implantação dos módulos somente era possível quando liderado pela equipe da sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)”.

Com informações do HU-Univasf