Notícias sobre o AGHU Notícias sobre o AGHU

Voltar

Hospital em Santa Maria informatiza áreas de cirurgia e exames

Tecnologia

Hospital em Santa Maria informatiza áreas de cirurgia e exames

AGHU dará mais segurança às informações da unidade hospitalar

Santa Maria (RS) - O Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria concluiu a implantação dos módulos de exames e cirurgia do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários Federais (AGHU). Representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) estiveram na unidade para auxiliar no início das atividades e capacitar os envolvidos.

O módulo de cirurgia gerencia as atividades relacionadas aos procedimentos cirúrgicos no ambiente hospitalar. A ferramenta permite agendamento do paciente e gestão dos processos desde a internação até a alta, além da descrição do procedimento e cálculo dos custos.

"O módulo vai informatizar os processos do Bloco Cirúrgico, que, atualmente, não tem sistema algum. Vai aposentar os pedidos em papel e agendar cirurgias direto no sistema e toda rotina. Quanto ao Módulo Exames, a solicitação, hoje, é toda manual e também em papel”, destacou o Chefe do Setor de Gestão de Processos em Tecnologia de Informação do hospital, Emerson Mortari.

A ferramenta para exames realiza a consolidação dos registros das etapas de todo processo de apoio ao diagnóstico e tratamento dos pacientes.

"A informatização vai gerar mais agilidade no processo, evitando duplicidade de tarefas. Além de proporcionar mais ferramentas de gestão para melhoria de qualidade do processo dos exames laboratoriais. Com isso, o maior beneficiado do processo será o paciente, que terá um atendimento mais ágil", ressaltou Iara Bertoncello, chefe da Unidade de Laboratório Especiais.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh