Cidadania Cidadania

Cidadania

O atendimento do Serviço de Solicitação de Cópia de Prontuário, localizado no térreo do anexo B, foi alterado para 07h às 13h, a partir de 16/04/18.

Para diminuir os transtornos aos pacientes, disponibilizou-se a opção de solicitar as cópias por e-mail. Seguem orientações quanto as documentações que os usuários devem apresentar no momento das retiradas das cópias, para cada tipo de solicitação via e-mail.

 

> Cópias de prontuário próprio paciente:
Documentos que o solicitante deve apresentar:
- Carteira de Identidade (RG)
- Carteirinha do Hospital

> Cópias de prontuário de Terceiros:
Documentos que o solicitante deve apresentar:
- Solicitante deve trazer a procuração assinada, com firma reconhecida em
cartório, do paciente requerendo ao HC-UFPR a cópia de prontuário.
- Cópia autenticada RG e CPF do paciente e Carteira de Identidade de quem
virá fazer a solicitação.

> Cópias de prontuário  de menores de 18 anos, com pai e mãe:
Documentos que o solicitante deve apresentar:
- RG do responsável
- Certidão de nascimento e RG do paciente
- Carteirinha do Hospital

> Cópias de prontuário de menores de 18 anos, sem pais:
Documentos que o solicitante deve apresentar:
- Medida Judicial Curatela
- Certidão de Nascimento do paciente ou R.G
- Carteirinha do Hospital do paciente
- R.G do responsável

> Cópias de Laudo de Necrópsia:
Fornecida ao familiar de primeiro grau – pai, mãe e filhos
Documentos que o solicitante deve apresentar:
- R.G do solicitante
- Documento que comprove grau de parentesco
- Carteirinha do paciente

> Cópias de prontuário de pacientes que foram a óbito ou para fins de seguro:
Documentos que o solicitante deve apresentar:
Solicitação deverá ser encaminhada pelo solicitante à Divisão Médica pelo e-
mail dmhc@hc.ufpr.br.

> Solicitações de outros hospitais:
Documentos que o solicitante deve apresentar:
Solicitação deverá ser encaminhada, em papel timbrado do hospital ou
instituição a que pertence, à Divisão Médica pelo e-mail dmhc@hc.ufpr.br.
Na solicitação deverá conter o nome completo do paciente, nome da mãe e
número da carteirinha do HC.
Também deverá constar os exames necessários para o posterior envio (prazo
de 24 hs)

Somente com as documentações solicitadas será possível retirar as
cópias, no horário das 07h às 13h.
O prazo para a retirada das cópias, a partir da data de confirmação de
recebimento do e-mail da solicitação pelo SAME ao usuário é de 7 dias.

 

 

Finalidade do Serviço: Acolher a família no momento do óbito, proporcionando atendimento humanizado com qualidade e privativo, priorizando o preenchimento da documentação necessária para a liberação do corpo do ente querido do morgue (necrotério) do Hospital de Clínicas.

Como ocorre o atendimento:
Unidade onde ocorreu óbito (ambulatório/internação/centro cirúrgico), entra em contato com o SSAL e nos dirigimos até o local para o acolhimento inicial ao familiar. Este não estando presente no momento do óbito, realizamos contato telefônico solicitando presença dos mesmos, portando documentos, para contato com equipe médica da unidade.
 
Documentos
Documento oficial legal com foto, pode ser: Carteira de Identidade, Carteira Profissional, Carteira de Motorista, do familiar de 1º grau, e do paciente.
 
Local: a sala do Serviço Social de Acolhimento ao Luto fica nas dependências da Anatomia Patológica, 2º andar do prédio Central, próximo ao MORGUE (necrotério).
 
Contatos e Horário de Atendimento:
O Serviço funciona de 2ª à 6ª feira das 07h às 19h.
Contato: 3360-7987
 
INFORMAÇÕES :
Esclarecimentos relacionados aos procedimentos com funeral deverão ser obtidos junto ao Serviço Funerário Municipal, cujo atendimento é 24 horas ininterruptos, através dos fones 3313-5772 / 3313-5773 / 3313-5777
 
A localização é junto ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula 
(em frente as escadarias que dão acesso ao Cemitério Municipal).
 
Importante lembrar, sempre que possível, ter um acompanhante junto com o familiar que irá tratar do funeral, para que possa contribuir nas tomadas de decisões evitando sofrimento maior para o mesmo. Além do que o familiar estará fragilizado, não tendo condições de avaliar o que seria indicado para o momento.
As despesas básicas financeiras relacionadas ao óbito compreendem: Funeral ( urna funerária + ornamentação) + aluguel de capela para o velório + jazigo
Existe a possibilidade de sepultamento gratuito, urna funerária + jazigo (por três anos), após avaliação do Serviço Funerário Municipal. Para tanto, faz-se necessário o cidadão fazer parte de programas sociais do governo, comprovando com a apresentação do benefício social ao Serviço Funerário Municipal.
 
Declaração de Óbito
É o documento-base do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde. Com as informações contidas neste documento o Ministério conhece as principais causas de morte na população, assim como a idade, o sexo e onde ocorrem. Estes dados são importantes para a elaboração das políticas públicas de saúde no País, Estado e Município.
A declaração de óbito é composta de três vias carbonadas. As duas primeiras cópias (branca e amarela) são entregues à família do falecido para providenciar: registo do óbito no cartório (cópia amarela), onde será elaborado o Atestado de óbito e a cópia branca será entregue ao Serviço Funerário Municipal (SFM), para autorização do sepultamento. Esta via é depois enviada para a Secretaria Municipal de Saúde. A terceira cópia fica no hospital (folha rosa) e é utilizada para análise nas comissões de óbito. A responsabilidade do preenchimento é do médico e deve ser preenchido após a constatação do óbito, pelo médico assistente, substituto ou pelo Instituo Médico Legal (IML). É necessário este documento para realizar o sepultamento. Deverá ser entregue aos familiares que estão acompanhando o falecido.

O Serviço de Capelania presta serviços nas religiões que possui representação interna, as demais denominações religiosas devem entrar em contato com o serviço sempre que necessitar assistir um paciente, acompanhante e/ou funcionário dentro das instalações do complexo HC.

Serviço de Auxílio Religioso 
Local: 2º andar do prédio Central do HC (Capela e Secretaria).
Informações: capelania@hc.ufpr.br / (41)3360-7932
Dentro das instalações do complexo HC a Capelania oferece dois tipos de serviços:
 
• Na visita aos enfermos, em atividade: pastoral, confessional e ecumênica. Mantendo a espiritualidade da visitação que é maturidade (capacidade de amar e ter equilíbrio emocional) e respeito para com as pessoas.
 
Horário de visitação: segunda-feira as 13h30, quarta-feira e sábado as 16h15
 
• Equipe “Mãos sem Fronteiras”: voluntários que atuam com terapias naturais na aplicação de técnicas de saúde que beneficiam os sistema nervoso, imunológico e sanguíneo das pessoas que  se apresentam para o tratamento, obtendo resultados na saúde física, mental e emocional.
Horário: terça- feira das 8h às11h30 e 14h30 às 17h30
Local: 2º andar e nas diversas enfermarias do Prédio Central 

* Caso você queira fazer alguma doação, procure por uma de nossas fundações/associações de apoio.

AAHC - Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas
APACN
Fundação de Apoio - FUNPAR
Instituto TMO/AMALICE