Vigilância e Segurança do Paciente Vigilância e Segurança do Paciente

Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

Contato: 

Telefone: (41) 3360.1842  - (41) 3360.1800 ramal 6586

Localização: 2º andar do prédio central do HC

 

Chefe do SCIH:

Enfermeira Esp. Fabíola do Nascimento Moreira

 

Médicos Infectologistas:

Msc. Ana Lúcia Alves Schmidt

Msc. Célia Inês Burgardt

Rafael Mialski Fontana

 

Enfermeiras:

Ana Cristina Reis Ville

Msc. Cristiane Cristoff

Msc. Graziela Cristina Buzitti Canova 

Esp. Karin Lohmann Bragagnolo

 

Assistentes Administrativo:

Secretária Executiva Esp. Nathália Porto Lopes Franco

 

 

O Hospital de Clínicas criou a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) em 1978, antes que houvesse qualquer exigência governamental relacionada ao tema, com a missão de prevenção e controle das infecções hospitalares.

O Controle de Infecção no Brasil foi regulamentado em 1983 e desmembradas as atividades em CCIH e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). A CCIH é uma Comissão deliberativa, que anualmente discute e aprova o Programa de Controle de Infecção (PCIH), que é a base para o desenvolvimento das ações do Serviço de Controle de infecção Hospitalar (SCIH), que é o órgão executivo. Atualmente, o SCIH juntamente com o Serviço de Epidemiologia Hospitalar compõe a Unidade de Vigilância em Saúde (UVS).

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é formada pelos seguintes representantes: equipe técnica do SCIH do HC/UFPR e da MVFA, Divisão de Enfermagem do HC/UFPR e da MVFA, Divisão Médica do HC/UFPR e da MVFA, Setor de Vigilância e Segurança do Paciente, Unidade Gestão de Riscos Assistenciais, Unidade de Regulação Assistencial, Setor de Farmácia Hospitalar, Unidade Laboratório de Análises Clínicas, Unidade de Hotelaria Hospitalar, representantes das Unidades Gerenciais Assistenciais e representantes da Residência Médica e da Multiprofissional. A CCIH possui Regimento próprio e é formalmente nomeada por meio de Portaria pela Superintendência do CHC/UFPR.

O SCIH do CHC/UFPR conta com três médicos infectologistas, quatro enfermeiras, uma farmacêutica e uma assistente administrativa.

Dentre os principais processos de trabalho do SCIH, destacam-se a Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares, com a orientação para implantação de medidas de controle e prevenção destas complicações infecciosas; o Uso Racional de Antimicrobianos, por meio da discussão de casos à beira de leito com a equipe assistencial; Auditoria de Precauções de Contato, com orientação “in loco” às equipes; a Observação dos 5 Momentos de Higiene de Mãos nas UTI’s, com feed-back as equipes. Além disto, é importante destacar que o SCIH realiza educação continuada que abrange profissionais da assistência e de áreas de apoio, profissionais de empresas terceirizadas, assim como estudantes que atuam no CHC/UFPR.

O SCIH disponibiliza campo de estágio para Médicos Residentes da Infectologia e da Infectopediatria e para os Farmacêuticos da Residência Multiprofissional.