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ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS E CURSOS CIENTÍFICOS NO CHC-UFPR

 A Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospital de Clínicas (CHC), em observância à resolução 72/2011 - CEPE - UFPR - EBSERH informa que pactuou com a Pró-reitora de Extensão Universitária da Universidade Federal do Paraná (PROEC/UFPR) novo fluxo para realização de atividades de extensão no âmbito do CHC.

Assim, todos os EVENTOS e CURSOS CIENTÍFICOS do CHC-UFPR deverão ser registrados como atividade de extensão, respeitando a referida resolução que Dispõe sobre as Atividades de Extensão na UFPR. Por determinação desta Gestão, todas as propostas a serem realizadas no âmbito do CHC deverão ser GRATUITAS.

Para inscrição da proposta, o servidor do CHC ou Professor da UFPR que tenham interesse em realizar EVENTOS e CURSOS CIENTÍFICOS no CHC-UFPR-EBSERH precisam seguir as etapas descritas a seguir:

1 – O Coordenador da atividade deverá cadastrar a proposta na Plataforma Sistema Integrado de Gestão da Extensão Universitária (SIGEU) da PROEC/UFPR, disponível no endereço eletrônico http://www.proec.ufpr.br/links/extensao/sigeu.html.  ATENÇÃO - Não submeter a proposta, aguardar parecer de viabilidade da GEP.

1.1: Deverão ser respeitados prazos para tramitação interna da solicitação – 30 dias para eventos e 60 dias para cursos.

1.2: Caso haja interesse em produção de material de divulgação do evento (Arte) pela Unidade de Comunicação (UNICOM) deverá ser respeitado o prazo de 45 dias de antecedência. A UNICOM não se responsabiliza pela impressão deste material. 

2 – O Coordenador da atividade deverá solicitar assinatura na Carta de Concordância de realização da atividade da Chefia da Unidade proponente (Modelo – Anexo 1). Quando professor da UFPR, além desta carta é necessário solicitar Extrato de Ata Departamental de aprovação do Evento a ser realizado;

2.1. Em casos de cursos que envolvam atividade de observação da prática clínica, o Coordenador da atividade deverá solicitar parecer de viabilidade da Gerência de Atenção à Saúde (Modelo – Anexo 2);

2.2. Se a atividade envolver prática assistencial ao paciente, solicitar parecer da Divisão de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (DADT) e Divisão de Gestão de Cuidados (DIGEC) para possíveis alterações das escalas de trabalho e ajustes de insumos (Modelo – Anexo 3);

2.2.1: O CHC não se responsabiliza pela aquisição de insumos, que não forem parte da rotina assistencial, para realização de cursos.

2.2.2: Casos de doação de material deverão seguir a Ordem de Serviço nº 163/2018.

2.2.3: Será obrigatória a apresentação de seguro contra acidentes pessoais nos casos em que, para fins específicos do Curso de Extensão proposto, os procedimentos ou intervenções forem realizados por profissionais externos ao CHC.

Importante: Para estas atividades, os pacientes a serem atendidos precisam ser informados e concordarem de participar do procedimento a ser realizado em um evento, com ou sem vídeo transmissão, bem como darem concordância de receber material de doação, por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

3 – O Coordenador da atividade deverá providenciar em arquivo .pdf a proposta elaborada no SIGEU e enviar para Unidade de Gerenciamento das Atividades de Extensão (UNIEXT), endereço: unigrad@hc.ufpr.br, juntamente com todas as cartas de autorização, para análise e parecer da GEP.

4 – A UNIEXT receberá o formulário com todos os documentos sobre a proposta da atividade (itens 1, 2, e 3), procedendo análise de viabilidade da proposta e dos materiais de divulgação em no máximo 10 dias úteis. Após finalização da análise:

4.1 - Caso sejam necessárias alterações na proposta, será emitido parecer com as orientações de adequação.

5 – O Coordenador deverá anexar o parecer de Viabilidade da GEP na página do SIGEU/PROEC e submeter a proposta para PROEC para análise do mérito extensionista.

6 – A UNIEXT irá arquivar toda documentação digital da atividade e encaminhará materiais de divulgação para a Unidade de Comunicação para proceder a divulgação na página CHC-UFPR-EBSERH, correio e boletim eletrônico.

OBS: Ver fluxo para visitantes e/ou convidados para eventos científicos e aulas. Disponível no endereço eletrônico: http://www2.ebserh.gov.br/pt/web/chc-ufpr/fluxos-de-acesso

Obs.: A impressão do material de divulgação será de responsabilidade dos coordenadores. Os materiais serão encaminhados a GEP que solicitará a UNICOM a fixação nos murais institucionais (cartazes, folders e etc.). 

7 - Após a realização da atividade, o Coordenador deverá preencher o RELATÓRIO FINAL da atividade no SIGEU pelo linkhttp://www.proec.ufpr.br/links/extensao/sigeu.html. Em 30 dias após entrega do relatório final, a PROEC disponibilizará os certificados para os participantes, palestrantes e comissão organizadora através do endereço eletrônico https://intranet.ufpr.br/sigeu/public/certificado!execute

 7.1 - O Coordenador da atividade deverá providenciar em arquivo .pdf do relatório elaborado no SIGEU e enviar para Unidade de Gerenciamento das Atividades de Extensão (UNIEXT), endereço: unigrad@hc.ufpr.br, para finalização do processo.

A Unidade de Gerenciamento das Atividades de Extensão está disponível para orientações no ramal: 1023

 

ANEXO 1 - CIÊNCIA DA UNIDADE

ANEXO 2 - SOLICITAÇÃO DO GAS

ANEXO 3 - SOLICITAÇÃO PARA DADT OU DIGEC