Gerência de Ensino e Pesquisa Gerência de Ensino e Pesquisa

 

Gerência de Ensino e Pesquisa

Gerente: Rosires Pereira de Andrade

Currículo: http://lattes.cnpq.br/5914028369578939

e-mail: rosires.andrade@hc.ufpr.br

Telefone: (41)3360-1840; (41) 3360-1800 ramal 6007

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Considerando a missão da EBSERH que é de: “Ensinar para Transformar o Cuidar” a GEP - Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, maior Hospital Público do Estado do Paraná e com atendimento 100% SUS e referência em alta complexidade, atua nas demandas inerentes ao Ensino, Pesquisa e Extensão, apoiando, orientando e desempenhando atividades que sejam desenvolvidas com a devida representatividade e profundidade que são idealizadas, mantendo importante interface com as demais Gerências e com a Superintendência deste hospital.

Quanto ao Ensino, o nosso hospital é um importante campo de prática para milhares de estudantes de Graduação da UFPR da área da saúde, nos diferentes anos escolares de suas formações. O hospital recebe semestralmente cerca de 1500 alunos dos Cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Terapia Ocupacional entre outros, que circulam nos diferentes cenários de prática de assistência à saúde. Além de estudantes da graduação desses diversos cursos, contamos atualmente com um total de 383 (trezentos e oitenta e três) residentes médicos, que atuam em 51 (cinquenta e uma) especialidades, e 118 (cento e dezoito)  residentes multiprofissionais, que atuam em 6 áreas de concentração: Saúde da Mulher, Urgência e Emergência, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Adulto e do Idoso, Oncologia e Hematologia, Cardiovascular; participam dessa residência 9 (nove) diferentes profissões: Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço social, Odontologia, Farmácia, Farmácia Bioquímica e Fisioterapia.

Além da residência médica e multiprofissional, no CHC atuam profissionais de outros cursos ditos Lato sensu, como: Especializações em: Cirurgia do Pé e Tornozelo; Traumatologia Esportiva e Artroscopia; Cardiologia; Ecocardiografia; Dermatologia Geral; Reumatologia; Oftalmologia; Otorrinolaringologia; Endocrinologia Pediátrica; Neurologia Pediátrica; Dermatologia Pediátrica; Neonatologia; Tocoginecologia Avançada; Medicina do Trabalho; Perícias Médicas; Ensino Médico; Medicina do Exercício Físico na Promoção de Saúde; Segmento Anterior e Glaucoma; Odontologia Hospitalar).

O CHC também recebe alunos de Pós-graduações Stricto sensu em nível Mestrado: Ciências Farmacêuticas; Assistência Farmacêutica, Enfermagem; Enfermagem - Mestrado Profissional; Medicina (Clínica Cirúrgica) Medicina Interna; Odontologia; Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde da Família - Mestrado Profissional; Alimentação e Nutrição e Tocoginecologia; e Doutorado: Ciências Farmacêuticas; Enfermagem; Medicina (Clínica Cirúrgica); Medicina Interna; Saúde da Criança e do Adolescente e Odontologia.

Desta forma, o CHC é cenário para o desenvolvimento de diferentes atividades de ensino e de pesquisa em seres humanos na área da saúde, o que envolve a participação de centenas de pós-graduandos, docentes e pesquisadores.

Todas as Pesquisas realizadas no hospital precisam de aprovação prévia pela GEP e, posteriormente, pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da instituição (CEP-CHC). A GEP avalia a factibilidade da pesquisa no CHC, isto é, se existe estrutura adequada, conhecimento e aprovação por parte das respectivas unidades, serviços e departamentos e financiamento adequado para a realização. Deve-se frisar que, em havendo necessidade de gastos para a pesquisa, precisa ser financiado pelo próprio pesquisador ou então, por alguma agência ou empresa participante.

A GEP recebe todos os projetos propostos por estudantes da graduação de diversos cursos (desenvolvidos juntamente com seus professores orientadores), de pós-graduação (residentes, especializandos, mestrandos e doutorandos), de profissionais do CHC/UFPR e também de pesquisadores externos.

A equipe da GEP atua auxiliando os pesquisadores frente a orientações sobre projetos de pesquisa e os trâmites a serem seguidos, seja em relação ao Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, em relação às normativas da Universidade Federal do Paraná ou Fundação de Apoio. Ainda, conta com um profissional estatístico que apoia os residentes nas análises estatísticas relacionadas às pesquisas de Trabalho de Conclusão de Residência. 

Esta GEP avalia dezenas de projetos mensalmente, variando de 30 (trinta) a 50 (cinquenta) nos últimos anos. Há um fluxo bastante intenso com diversidade de modalidades de pesquisas, dentre elas:  Pesquisa Clínica, que envolve novos tratamentos com medicamentos, muitas vezes ainda não comercializados e novos procedimentos em medicina; pesquisas acadêmicas e pesquisas ligadas à prática hospitalar.

As pesquisas, de modo geral, permitem validar alguma questão de interesse de um determinado público, trazer novas perspectivas, avaliar criticamente a prática, além de tratamentos medicamentosos e/ou cirúrgicos com base em evidências científicas fundamentadas e aceitas internacionalmente. A participação dos profissionais de saúde em pesquisas é da maior importância, pois permite a eles atuarem de forma científica, trazendo questões de interesse e relevância em saúde pública.

As pesquisas, além de gerarem publicações científicas, apoiando os profissionais em suas tomadas de decisões, cada vez mais seguras e embasadas, possibilitam o uso de tratamentos ainda inexistentes no país, para a população em geral. Desse modo, frequentemente medicamentos melhores que os existentes ficam acessíveis aos pacientes, sem custo. O CHC-UFPR conta com vários pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente, em especial da área da saúde, atuantes neste hospital.

  Por fim, a Extensão atua no desenvolvimento de cursos e eventos para os residentes, estudantes e profissionais que atuam no CHC. Bem como, na formalização de atividades extensionistas junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC- UFPR), por meio de análise de questões legais envolvidas (como participação de indústrias farmacêuticas e de outros produtos e equipamentos médicos, etc.), além de garantir a interface da comunidade acadêmica com a sociedade, trazendo benefícios claros para todos os envolvidos.