Comitê de Humanização Comitê de Humanização

Humanização

 

O Comitê de Humanização está atuando no Hospital de Clínicas desde o ano de 2000, com o antigo PNHAH (Programa Nacional de Humanização Hospitalar). O Comitê tem como objetivo possibilitar, difundir e consolidar uma cultura de humanização, solidária e crítica no Complexo do Hospital de Clínicas, em consonância com os objetivos da Política Nacional de Humanização , cooperar com a Superintendência no diagnóstico da realidade institucional e profissional e para a busca de soluções criativas para os desafios encontrados, visando facilitar o trabalho dos profissionais de saúde e melhorar a qualidade do atendimento aos usuários.

Desde 2003 , com a implantação da Política Nacional de Humanização, o trabalho do Comitê de Humanização ficou fortalecido pois temos um apoio do Ministério da Saúde através de cursos de capacitação e consultores atuando na instituição .  Este fato foi uma grande conquista para o Comitê e concretizou o grupo na instituição.

Humanizar é ofertar atendimento de qualidade articulando os avanços tecnológicos com acolhimento, com melhoria dos ambientes de cuidado e das condições de trabalho dos profissionais.

O Comitê é composto por diferentes profissionais das diversas áreas da instituição. Este grupo propõe ações para rever processos de trabalho, fomentando a co-gestão, produzindo o protagonismo e a co-responsabilização dos sujeitos envolvidos nos processos de produção de saúde. Discute estratégias de implantação de ações para melhoria da qualidade do cuidado aos pacientes , proporcionando uma ambiência adequada. Nesse ano adotamos a estratégia de realizar reuniões ampliadas do Comitê de Humanização onde convidamos toda a comunidade do CHC. Apresentamos as diretrizes e dispositivos da Política Nacional de Humanização e as experiências exitosas que já são realizadas . . As reuniões são mensais,  abertas a toda comunidade interna ou externa.

Desenvolvemos várias ações nas diversas áreas do Hospital. Na Pediatria temos o Programa de Escolarização Hospitalar onde temos  professoras da Secretaria Municipal e Estadual de Educação que desenvolvem atividades educativas com as crianças internadas ,  Recreação  e Contadores de Histórias em parceria com o Instituto História Viva e a Associação Viva e Deixe Viver. Parceira com a ONG Cuidando com Arte, Projeto Amigo Bicho, Trupe da Saúde,  Temos também o Serviço Posso Ajudar, Projeto Datas Comemorativas , Serviço de Acolhimento ao Luto que presta orientações aos familiares enlutados, Acolhimento com Classificação de Risco na entrada do Pronto Atendimento Obstétrico do CHC e MVFA, Acolhimento no Centro Obstétrico e Alojamento Conjunto, Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador ( Outubro Rosa e Passeio Ciclístico).

Trabalhamos com Grupos de Trabalho , entre eles : Grupo de Humanização da Maternidade Vítor Ferreira do Amaral, Grupo do Método Canguru, Cuidados Paliativos, Escolarização Hospitalar, Datas Comemorativas, Visita Aberta e Acolhimento.

Dentro dos objetivos do Comitê temos a discussão e reflexão sobre as diretrizes e dispositivos da Política Nacional de Humanização, dessa forma nos Encontros anteriores já foram discutidos temas como: Visita Aberta e Direito ao Acompanhante, Acolhimento , Valorização do Trabalhado e do Trabalhador, Cuidados Paliativos, Direitos e Deveres dos Usuários e Trabalhadores, etc.

 

  • Regina Tanaka
  • (41) 3360-1879
  • regina.tanaka@hc.ufpr.br