Notícias Notícias

Voltar

HC, maior hospital público do Paraná, completa 59 anos

Aniversário HC

HC, maior hospital público do Paraná, completa 59 anos

Inaugurado em 1961, o Hospital de Clínicas da UFPR é o maior hospital público do Paraná, e o terceiro maior hospital universitário do Brasil.

Ao longo de seus 59 anos, o HC tem feito parte da história da medicina e de mais de dois milhões de pacientes que aqui foram atendidos.  

Além de prestar assistência, o HC é ainda um hospital escola, por isso conta também com duas outras bases de atuação: ensino e pesquisa, que garantem práticas e protocolos embasados em conhecimentos atualizados e referenciados nacional e internacionalmente.  

“O HC faz parte da história dos discentes e docentes da UFPR, faz parte da história de muitos funcionários que aqui passaram. O HC corre nas nossas veias e é isso que faz, ao longo destes 59 anos, manter a instituição como referência para ensino, pesquisa e assistência” – lembrou a Superintendente do CHC, Claudete Reggiani.  

Alinhando sua tradição com inovação, o Hospital de Clínicas chega aos 59 anos com uma base sólida e com a renovação constante do ambiente universitários, entregando aos pacientes, estudantes e profissionais uma estrutura tecnológica e instrumental técnico para o atendimento de alta complexidade, 100% SUS e com qualidade reconhecida.  

 

Seu quadro de profissionais conta com mais de 3500 funcionários, entre as áreas assistencial e administrativa, além de 330 professores, 600 residentes médicos e multiprofissionais, terceirizados e voluntários. E, neste momento histórico para a humanidade, frente a pior pandemia do século, são estes colaboradores que têm se empenhado no combate ao Covid-19.  

“Vamos comemorar este aniversário de 59 anos de um modo diferente, mas vamos aproveitar essa diferença e essa peculiaridade para mostrar esse seu absoluto protagonismo, bem como de todos os profissionais que nele trabalham” – destacou o Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca. 

 

O enfrentamento da Pandemia 

No ano em que completa 59 anos, o Hospital de Clínicas vive um de seus maiores desafios: o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Desde que a doença se estabeleceu no Brasil, o Hospital de Clínicas preparou-se para manter a qualidade na assistência aos pacientes e a segurança de seus profissionais e residentes. 

Foram feitas reestruturações de protocolos de atendimento, de fluxos de trabalho e de estrutura física, visando sempre garantir a saúde de todos os envolvidos. A partir dos novos cenários e situações, gestores e profissionais que atuam nas mais diversas áreas do HC, também se reinventaram. Inúmeras pesquisas e projetos de extensão estão em andamento, com o objetivo de encontrar respostas para as demandas trazidas pela pandemia. 

Apesar dos grandes desafios que a atual conjuntura impõe, o HC mantém-se como instituição de referência para atendimentos de alta complexidade, ensino e pesquisa, buscando constantemente o aperfeiçoamento de suas equipes e a excelência em todas as suas competências.