Notícias Notícias

Voltar

Gestantes de 37 semanas ganham preparação extra na Maternidade do HC

ASSISTÊNCIA

Gestantes de 37 semanas ganham preparação extra na Maternidade do HC

Projeto é realizado desde 2017 na MVFA e tem como objetivo orientar e relembrar conceitos com gestantes

 

A partir deste mês de agosto a maternidade do HC passou a realizar consultas de enfermagem para pacientes com 37 semanas de gestação. A iniciativa faz parte de um projeto de extensão coordenado pelas professoras Tatiane Herreira Trigueiro, Marilene Loewen Wall e Silvana Regina Rossi Kissula, dentro da disciplina de Saúde da Mulher do curso de Enfermagem da UFPR.

O projeto já ocorre desde 2017 na Maternidade Victor Ferreira do Amaral, que faz parte do Complexo HC. O objetivo é oferecer orientações qualificadas, acompanhar o pré-natal e estado atual de saúde da gestante, sanar dúvidas relacionadas às últimas semanas da gestação, explicar como será o trabalho de parto, parto e pós-parto, bem como elaborar o plano de parto da paciente, promovendo uma experiência positiva ao dar à luz e satisfação no atendimento.

As consultas são realizadas por enfermeiras obstétricas da maternidade e podem ser agendadas pelas gestantes que fazem acompanhamento de pré-natal ou atendimento no Pronto Atendimento Obstétrico da maternidade do HC-UFPR.

O projeto conta com 17 alunas voluntárias e já gerou várias pesquisas, incluindo monografias e iniciações científicas. “Já atendemos cerca de 340 gestantes. Essas pesquisas trazem um bom feedback a respeito da harmonia que existe entre a consulta de enfermagem e o atendimento da maternidade. As mulheres têm uma redução da ansiedade, dos medos e dúvidas”, conta a professora Tatiana Trigueiro.

“ As pacientes relatam que a consulta realizada a partir das 37 semanas de gestação faz com que elas relembrem conceitos e orientações e com isso elas se sentem mais fortalecidas e empoderadas”, completa Tatiana.

Os enfermeiros da maternidade expuseram nas pesquisas realizadas que percebem uma grande diferença entre as gestantes que passaram pela consulta de enfermagem, pois estas se sentem mais seguras e conscientes de seus direitos.

 

 

Serviço

 

Consultas de enfermagem para pacientes com 37 semanas de gestação

Segundas e terças-feiras à tarde e quintas-feiras pela manhã.

 

Local: Maternidade do Hospital de Clínicas – SAM 10

Rua General Carneiro, 181, Alto da Glória

(41) 3360-7977