Notícias Notícias

Voltar

Médicos do Complexo HC fazem capacitação para operar novo equipamento de monitorização neurofisiológica

CAPACITAÇÃO

Médicos do Complexo HC fazem capacitação para operar novo equipamento de monitorização neurofisiológica

HC é o primeiro hospital público de Curitiba a receber o aparelho

 

Entre os dias 02 e 05 de dezembro de 2019 foi realizada a primeira parte do curso introdutório teórico – prático de Monitorização Neurofisiológica Intraoperatória, no Hospital de Clínicas.

O equipamento para a realização da monitorização foi doado pela Associação dos Amigos do HC e começará a ser utilizado a partir de fevereiro, tão logo chegue à Unidade de Neurologia e Psiquiatria do CHC.  

A monitoração neurofisiológica intraoperatória possibilita avaliar e monitorar a função das estruturas do sistema nervoso central e periférico que podem ser expostas em determinadas cirurgias de risco, como as neurológicas, ortopédicas, otorrinolaringológicas e vasculares.

Por meio desse acompanhamento é possível trazer mais segurança aos pacientes. O profissional médico, com formação na monitorização neurofisiológica intraoperatória, informa ao cirurgião o  que está ocorrendo em tempo real. Assim, se houver algum problema ou imprevisto durante o procedimento, é possível intervir, possibilitando, em alguns casos, evitar danos neurológicos permanentes e reduzir o risco de sequelas neurológicas associadas a tratamento cirúrgico.

As atividades de ensino aos residentes médicos também serão beneficiadas. Com o aumento do conhecimento do corpo clínico, que também acompanha a formação desses profissionais, o aprendizado é ampliado, colaborando na formação de especialistas com excelência.