Notícias Notícias

Voltar

Cinco meses do atendimento do primeiro caso de Covid-19 no CHC

COVID-19

Cinco meses do atendimento do primeiro caso de Covid-19 no CHC

O nosso reconhecimento a todos os profissionais do Complexo, pelo excelente trabalho entregue à sociedade e à ciência

Neste mês de agosto, completamos 5 meses do primeiro internamento de paciente confirmado com Covid-19 no CHC, ocorrido no dia 26 de março. Não é uma data para comemorarmos, mas para nos lembrar do esforço diário de nossos profissionais no combate à Covid-19. Quase 600 casos da doença foram atendidos no Complexo.  

 

Desde o final de janeiro de 2020, com a ameaça da chegada da doença ao Brasil, o Complexo Hospital de Clínicas da UFPR iniciou sua preparação para receber pacientes com suspeita e confirmação de Covid-19 e atender as demandas da sociedade: realizamos treinamentos com as equipes, alteramos fluxos internos, desenvolvemos protocolos de combate ao coronavírus, trabalhamos para a manutenção do abastecimento de nossos equipamentos de proteção individuais, e disponibilizamos apoio emocional para nossos profissionais.   

 

Antes mesmo de receber casos suspeitos ou confirmados, o CHC reorganizou a sua estrutura física e de recursos humanos para oferecer as melhores condições de tratamento para pacientes e de trabalho para os profissionais. Foram criadas enfermarias e UTI’s Covid, sinalização específica e instalação de tendas de triagem para verificar as condições clínicas de todos os pacientes e acompanhantes antes de entrarem nas dependências do hospital. 

 

A Maternidade Victor Ferreira do Amaral transferiu os atendimentos das gestantes para a maternidade do HC, passando a disponibilizar leitos exclusivos para pacientes de Covid-19. 

 

Somos, assim, o Complexo Hospitalar Universitário, público, 100% SUS, com maior número de leitos para atendimento de casos de Covid-19 no Paraná: 76 leitos de UTI e 83 leitos de enfermaria. 

 

 

Pesquisas 

 

Pesquisas e projetos de extensão estão em andamento buscando encontrar soluções para os inúmeros desafios que estamos enfrentando, demonstrando o comprometimento do CHC com a ciência, ensino e assistência de qualidade. 

 

Temos hoje 27 estudos em andamento no CHC relacionadas a Covid -19. Dentre eles está a testagem da segurança e eficácia da vacina para Covid-19 , em parceria com o Instituto Butantan e a empresa chinesa Sinovac. 

 

Participamos ainda de pesquisas a convite da Organização Mundial da Saúde, como o estudo randomizado de tratamentos adicionais para Covid-19 em pacientes hospitalizados.  

 

Realizamos também estudos sobre os efeitos da Covid-19 no olfato, pulmão e coração. E pesquisas com células tronco em parceria com a Fiocruz e universidades paranaenses.   

 

O CHC revisou ainda os protocolos clínicos, diante do ineditismo da doença, e adotou o uso de corticoides nos pacientes com necessidades de suplementação de oxigênio; estímulo da pronação espontânea nos pacientes internados com hipoxemia nas enfermarias; e  profilaxia de trombo embolismo venoso para todos, exceto se contra indicação absoluta. Além disso, Serviços, como o de diálise, foram reestruturados devidos o aumento da demanda.  

 

 

Assistência aos profissionais 

 

Há ainda uma preocupação em manter o bem-estar emocional e saúde mental dos profissionais, em meio a todas as adaptações que são necessárias neste momento. Por isso, a Unidade Multiprofissional, por meio do Serviço de Psicologia, da Unidade de Neuropsiquiatria e do Departamento de Psiquiatria da UFPR, disponibilizou profissionais para realizar consultas e escutas qualificadas, como forma de proporcionar acolhimento e suporte.  

 

O Serviço de Psicologia também criou a visita virtual, para que pacientes de UTI possam manter o contato com seus familiares durante o internamento. A visita virtual é feita por chamadas de vídeo, por meio de um celular institucional, com o acompanhamento de um psicólogo e consentimento do paciente e da família. 

 

O Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho disponibilizou uma plataforma de atendimento online, em que os profissionais do CHC  são orientados por um médico sobre como proceder em caso de com suspeita de Covid-19.    

 

Canais para dúvidas diretas para os profissionais da saúde também foram abertos, orientando sobre o cuidado com nossas equipes e acolhimento de possíveis casos.  

Foi também garantido todos os cuidados e afastamento de vulneráveis, com implementação de trabalho remoto para estes casos. 

  

Treinamentos 

 

Cerca de 70 treinamentos relacionados a Covid-19  foram realizados no CHC focados nos profissionais das áreas assistencial e administrativa. Os treinamentos abordam questões como paramentação e desparamentação, fluxos de atendimento, entubação e aspiração em pacientes, além de outros assuntos relacionados.