Notícias Notícias

Voltar

CHC comemora 10 anos da Residência Multiprofissional e inicia 3º Congresso de Residências

ENSINO E PESQUISA

CHC comemora 10 anos da Residência Multiprofissional e inicia 3º Congresso de Residências

Evento reuniu mais de 200 participantes

Começou hoje (11) a 3ª edição do Congresso dos Programas de Residência do Complexo Hospital de Clínicas. O evento tem como objetivo a apresentação dos trabalhos de conclusão dos residentes integrantes do programa, além de propiciar a troca de experiências entre professores, residentes, profissionais da instituição e alunos de graduação, demonstrando a importância de uma equipe bem integrada para o melhor atendimento aos pacientes. Neste ano, durante os 3 dias do Congresso, serão apresentados mais de 90 estudos.

Claudete Reggiani, superintendente do CHC destacou a importância de todos os profissionais das diferentes áreas da saúde e a integração de todas as equipes, médica e multiprofissional, dentro do Hospital. “Esta integração representa o papel do Complexo do Hospital de Clínicas. A importância que damos ao ensino, a pesquisa e a assistência, que são os pilares para oferecermos uma formação de excelência na área da saúde”.

Reggiani  agradeceu a todos que permitiram ao CHC formar, para a sociedade, profissionais multiprofissionais especialistas e capacitados a melhorar a saúde dos locais onde irão se inserir.

Nelson Rebellato, diretor do Setor de Ciências da Saúde, e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, destacaram a importância da pós-graduação em saúde na instituição.

O Gerente de Ensino e Pesquisa do CHC, Rosires Pereira de Andrade, se diz bastante orgulhoso pela realização do evento: “temos tido a satisfação e o prazer de contar com pessoas altamente qualificadas, mas não só qualificadas, mas também que abraçaram a causa aqui no Hospital de Clínicas”.

Evento também comemora os 10 anos da Residência Multiprofissional

Na oportunidade do evento acadêmico o Complexo está também comemorando os 10 anos de implantação do Programa de Residência Multiprofissional do CHC. Vários profissionais que colaboraram no início da concepção do projeto foram lembrados e homenageados pelo pioneirismo na educação. 

Segundo Jorge Vinicius, apesar de ainda ser um programa jovem, nesses 10 anos foi possível perceber seu amadurecimento e sua consolidação, através do cumprimento do objetivo do projeto, que é a integração acadêmica com os serviços oferecidos à sociedade. “ A gente tem como maior beneficiado o paciente, que passou a ter de fato um olhar multiprofissional em todas as dimensões biopsicossocial e fica a compreensão de que nenhuma área da saúde é capaz de sozinha dar conta de todas as demandas do paciente, então houve uma valorização institucional, uma valorização de todos os profissionais e, consequentemente, um produto final entregue para a sociedade com esses especialistas formados ao longo desses 10 anos”

A coordenadora da Residência Multiprofissional, Liane Furh Pivatto também agradeceu aos gestores que iniciaram as primeiras negociações e auxiliaram no início do projeto da residência multiprofissional, além da superintendente Prof. Dra. Claudete Reggiani, aos alunos, residentes e equipe médica.

Ao longo destes 10 anos, 400 profissionais foram formados nas áreas de psicologia, odontologia, enfermagem, nutrição, fisioterapia, serviço social, farmácia, farmácia bioquímica e terapia ocupacional. Segundo Liane, isto fez com que a importância do Programa fosse mais vista perante a sociedade. “ Avançamos e alavancamos nossa visibilidade, somos procurados como referência na formação de profissionais. O desempenho dos egressos confirma o papel da residência, como excelente formador e fomentador de profissionais, demonstrado por meio de aprovações em concursos públicos e atuação nos diversos setores da sociedade na saúde”.

Neste ano, o Congresso terá duração de três dias, chegando ao fim no dia 13 de fevereiro, quando serão premiados os melhores trabalhos apresentados durante o evento.