Notícias Notícias

Voltar

Informação aos pacientes

Covid-19

Informação aos pacientes

Atenção pacientes e visitantes: confira aqui as orientações sobre consultas, exames e cirurgias eletivas do CHC

DÚVIDAS FREQUENTES

1 - TENHO CONSULTA AGENDADA O QUE DEVO FAZER?

2 - COMO FAÇO PARA REAGENDAR MINHA CONSULTA/EXAME/CIRURGIA?
Aguarde. Quando for possível o reagendamento nós entraremos em contato.

3 - TODAS AS VISITAS ESTÃO CANCELADAS.
Sim, todas as visitas estão canceladas por medida de segurança.

4 - TENHO DÚVIDAS OU QUERO DOAR LEITE MATERNO: (41) 3360-7897

5 - QUERO AGENDAR OU TENHO DÚVIDAS SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE: (41) 33601875

6 - QUERO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O COVID-19!

7 - COMO POSSO AJUDAR O HC NESSE MOMENTO?

INFORMAÇÕES SOBRE ACOMPANHANTES NA MATERNIDADE DO HOSPITAL DE CLÍNICAS ENQUANTO PERDURAR O ESTADO DE EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DECORRENTE DA COVID-19 

Considerando:

  1. A situação mundial relacionada à Pandemia Covid-19 é crítica, e o atual cenário está mobilizando estratégias de enfrentamento que são dinâmicas e exigem ações que visam preservar a saúde da população atendida e reduzir o número alarmante de contaminações por este vírus.
  2. O atual panorama na cidade de Curitiba, que se encontra em franco aumento de casos de COVID-19.
  3.  As evidências de transmissão durante o período de incubação, no qual a doença se apresenta de forma leve ou inespecífica, onde a condição de pessoas portadoras do vírus Covid-19 se tornam potencialmente meios de transmissão, justificando-se evitar ao máximo a circulação destas pessoas assintomáticas nos Serviços de Saúde, devido ao risco de transmissão antes da apresentação dos sintomas.
  4. A fragilidade clínica que se encontram, a mulher no processo de parturição e seu recém-nascido, além da estrutura física institucional quanto a acessos e circulação de pessoas, medidas restritivas foram tomadas nos hospitais e maternidades, em todo o território nacional, para preservar vidas.
  5. As seguintes notas técnicas do Ministério da Saúde, em que consta:

Salientamos que na NOTA TÉCNICA Nº 9/2020 COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS, referência consultada para tomada de decisões, consta o seguinte:

2.16. Recomendações para o pós-parto:

2.16.1. Para todas as puérperas, independente do status de infecção pelo SARS-CoV-2:

2.16.1.1. Acompanhante após o parto deve ser permitido somente em situações onde há instabilidade clínica da mulher ou condições específicas do RN, ou ainda menores de idade. Nas demais situações, sugere-se a suspensão temporária, para redução do fluxo de pessoas dentro do hospital/maternidade. Os acompanhantes que permanecerem deverão ser orientados sobre as medidas para redução da propagação do vírus.

           A maternidade do HC-UFPR cumpre o estabelecido integralmente.

Já na NOTA TÉCNICA Nº 6/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS é recomendado o seguinte:

2.6. ORIENTAÇÕES PARA SALA DE PARTO (PARTO E NASCIMENTO)

2.6.5. Acompanhantes: garantido pela Lei Federal nº 11.108, de 07 de abril de 2005, sugere-se a presença do acompanhante no caso de pessoa assintomática e não contato domiciliar com pessoas com síndrome gripal ou infecção respiratória comprovada por SARS-CoV-2.

A maternidade do HC, propõe parcialmente este item, pois são permitidos acompanhantes para gestantes menores de idade em tempo integral e para todas na fase ativa final de trabalho de parto.

 

      MEDIDAS ESTABELECIDAS PARA A UNIDADE MATERNO INFANTIL DO COMPLEXO HOSPITAL

      DE CLÍNICAS DA UFPR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19:

  • Pronto Atendimento Ginecológico e Obstétrico: é permitida a presença do acompanhante sem sintomas respiratórios para as gestantes que estão aguardando o atendimento.
  • Centro Obstétrico: a permissão de acompanhantes é dada na fase ativa final do trabalho de parto. É permitido em tempo integral acompanhantes para menores de idade. Para as gestantes que não estão na fase final do processo de parto, o médico residente é responsável em fornecer as informações da situação clínica e obstétrica, para os familiares da gestante por contato telefônico. Após o parto o acompanhante é orientado a se retirar do Centro Obstétrico, recebendo orientações relacionadas às demais rotinas e sobre as restrições de visitas e acompanhantes no período pós-parto. 
    No procedimento cesárea, a presença do acompanhante, acontece de forma similar. Logo após o preparo da mulher no Centro Obstétrico, o acompanhante é chamado, orientado quanto à paramentação necessária e rotinas do ambiente, e é liberado para acompanhar o nascimento do bebê, salvo em emergências clínica ou obstétrica com a mulher ou com o recém-nascido.
    Situações atípicas e/ou casos especiais, a equipe do Centro Obstétrico reúne-se e determina se o acompanhante será ou não liberado, e qual será o tempo de permanência deste na unidade. Bem como, esclarece à mulher e seu acompanhante o caráter de exceção configurado devido à situação apresentada.
  • Alojamento Conjunto: as visitas e permanência de acompanhantes das puérperas foram suspensas. Ficou estabelecido que o médico residente responsável pelo acompanhamento da puérpera, fornece informações do estado clínico da mulher com contato telefônico com os familiares diariamente em horário pré-estabelecido (das 11:00 às 12:00 horas). Já os bebês doentes, internados no Alojamento Conjunto, as mães ficam como acompanhantes 24 horas/dia. Estão autorizados acompanhantes para pacientes menores de idade. Assim como no Centro Obstétrico, as situações atípicas e/ou especiais são avaliadas, e se necessário o acompanhante é autorizado a permanecer, após orientações.

 

INFORMAÇÕES SOBRE ACOMPANHANTES NO HOSPITAL DE CLÍNICAS ENQUANTO PERDURAR O ESTADO DE EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DECORRENTE DA COVID-19

  • Só será permitida a permanência de acompanhante previsto em Lei;
  • Os acompanhantes não previstos em Lei deverão aguardar o paciente fora das dependências do CHC;
  • TODAS AS VISITAS ESTÃO SUSPENSAS;

ATENÇÃO PACIENTES E VISITANTES: CHC ADOTA MEDIDAS PREVENTIVAS

O Complexo Hospital de Clínicas da UFPR informa a comunidade que está adotando medidas preventivas para diminuir a aglomeração de pessoas em suas dependências, tendo em vista a proteção de nossos pacientes e profissionais:

  • CONSULTAS, EXAMES E CIRURGIAS ELETIVAS ESTÃO SUSPENSAS (clique aqui para mais informações).
  • Antes de entrar no Hospital todos devem higienizar as mãos com álcool gel;
  • Pacientes com suspeita de Covid-19 deverão procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Havendo a necessidade ele será encaminhado a um hospital.

TENHO CONSULTA AGENDADA. O QUE DEVO FAZER?

O Complexo Hospital de Clínicas da UFPR informa a comunidade que está adiando EXAMES, CONSULTAS E CIRURGIAS ELETIVAS, tendo em vista a pandemia do Covid-19.

Os pacientes que tiverem dúvidas sobre seus procedimentos e consultas poderão falar com nossos profissionais pelos telefones disponíveis aqui. 
Assim que possível nossos profissionais entrarão em contato com esses pacientes para realizarem o atendimento. 
Pedimos a colaboração da comunidade: estamos cuidando de vidas.

Contato para informações sobre cancelamento de consultas, exames e cirurgias eletivas.

TRANSFERÊNCIA DO ATENDIMENTO DAS GESTANTES VINCULADAS A MATERNIDADE VICTOR FERREIRA DO AMARAL

Informamos que a partir de 25 de março de 2020, quarta-feira, as situações de urgência e emergência obstétrica que venham a ocorrer para as gestantes referenciadas a Maternidade Victor Ferreira do Amaral, serão atendidas na Maternidade do Hospital de Clínicas, localizada na Rua General Carneiro, 181.

A decisão visa otimizar recursos humanos e centralizar os atendimentos das gestantes em um único espaço. Além disso, em caso de necessidade, para dar maior apoio a sociedade no atendimento ao Covid-19.

VISITAS CANCELADAS

Todas as visitas para pacientes internados no Complexo Hospital de Clínicas serão canceladas a partir do dia 21 de março de 2020. A medida visa evitar a contaminação pelo COVID-19 ao diminuir a circulação de pessoas dentro do hospital.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Carta aberta aos profissionais 

Vídeo dos nossos profissionais: Fique em casa!

Visitas canceladas

Tenho consulta agendada. O que devo fazer?

Maternidade Victor Ferreira do Amaral

Evite fake-news: Especialista do CHC fala sobre o Covid-19

 

Mais informações sobre o assunto em nosso Facebook e Instagram (@chcufpr)