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Perguntas Frequentes

O Hospital de Clínicas da UFPR é totalmente público, 100% financiado pelo SUS. Não realiza qualquer atendimento particular ou via convênios. Dessa forma, todos os usuários do SUS devem seguir a seguinte regulamentação:
 
COMO:
1) Realizar uma consulta com um médico numa Unidade de Saúde de sua localidade;
2) Caso haja necessidade,a Unidade de Saúde agendará, via internet, a consulta  no Hospital de Clínicas com um especialista da área, gerando o código de transação que autorizará seu atendimento com ele.
Obs.: O SUS não dá prioridades para Hospitais e/ou Profissionais, logo poderá ser agendado para qualquer Hospital e/ou profissional conveniado com vaga.

 

EM CASO DE URGÊNCIA, PROCURE UMA DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPAs), QUE SÃO OS OS POSTOS 24 HORAS. EM CURITIBA:

> UPA Boa Vista: Av. Paraná, 3654, Boa Vista - Telefone: (41) 3251-1010.

> UPA Boqueirão: Rua Professora Maria de Assumpção, 2590, Boqueirão - Telefone: (41) 3217-1259.

> UPA Cajuru: Rua Engenheiro Benedito Mário da Silva, 555, Cajuru - Telefone: (41) 3261-4052

> UPA Campo Comprido: Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3495, Campo Comprido - Telefone: (41) 3373-4955.

> UPA CIC: Rua Senador Accioly Filho, 3370, CIC - (41) 3314-5121.

> UPA Fazendinha: Rua Carlos Klemtz, 1883, Fazendinha -  Telefone:(41) 3314-5050.

> UPA Matriz: Rua General Carneiro, 181 (anexo ao HC): (41) 3264-1834
· UPA Pinheirinho: Rua Leon Nicolas, s/n. Esquina com Av. Wiston Churchil, Pinheirinho - Telefone: (41) 3212-1471.

> UPA Sítio Cercado: Rua Levy Buquera, 158, Sítio Cercado - Telefone: (41) 3378-6052

· UPA  Tatuquara: Rua Jornalista Emílio Zola Florenzano, 835 - Tatuquara  - Telefone: (41) 3348-0616.

Site da Prefeitura: http://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/cidadao/unidade-de-pronto-atendimento-servicos/685

 
Ao chegar no HC, como proceder?
O paciente deve dirigir – se a Central de Agendamentos, localizada no andar térreo do anexo B,  para realizar seu registro no Sistema de Informações do Hospital.
Neste momento, será criado seu prontuário e sua carteirinha. Esta última ficará de posse do paciente e nela poderão ser registradas todas as consultas que virem a ser marcadas.
 
Qual documentação apresentar?
O paciente deve apresentar a guia de encaminhamento da sua Unidade de Saúde com o número do CÓDIGO DE TRANSAÇÃO, comprovante de residência, documento com foto (identidade ou carteira de motorista) ou certidão de nascimento para crianças de colo, CPF e preferencialmente o Cartão SUS.
 
Quanto tempo antes da consulta devo chegar para estes procedimentos?
No horário informado na guia de encaminhamento da Unidade de Saúde.
 
Como agendar consultas de retorno?
Após o atendimento médico, se o paciente obtiver uma solicitação de retorno ou encaminhamento para outra especialidade, deve dirigir – se ao balcão do SAM ( Secretaria de Ambulatório Médico) em que a consulta foi realizada . Nesse local terá informações sobre a marcação de sua consulta e de exames, se requisitados pelo médico.
 
Fila informatizada de espera para novas consultas/retorno:
Caso o usuário seja incluído na fila informatizada de espera para consultas novas ou de retorno, deve aguardar o contato do Hospital para prestar informações sobre as consultas e agendamento de exames, se requisitados pelo médico.
Para sanar qualquer dúvida a respeito da marcação de consultas e exames, favor entrar em contato com a Central de Agendamentos pelo telefone 3360 7833 ou 3360 7838
 
 
Obs.: O Hospital atende pacientes que residem em Curitiba e região metropolitana. Os pacientes de outros estados devem ser obrigatoriamente encaminhados via agendamento prévio pela Secretaria Estadual da Saúde. Assim, pacientes de outros Estados e municípios devem vir encaminhados pela sua cidade de origem.

O Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Clínicas da UFPR realiza o tratamento de diversas deformidades, tanto as congênitas (em pacientes com malformação), quanto as adquiridas. Essas deformidades podem ser de origem estéticas ou reparadoras:

>>>  CIRURGIAS ESTÉTICAS:

>   Não são cobertas pelo SUS (Sistema Único de Saúde);

>   São realizadas no âmbito do HC somente para o ensino de residentes e alunos da graduação em medicina.

>   O Hospital não tem a obrigatoriedade de aceitar todos os pacientes para o tratamento.

>   Existe uma fila de espera de agendamento de consulta na Unidade de Saúde, onde se faz o pedido de consulta para nosso Serviço.

>   No HC, o paciente passará por uma nova TRIAGEM para determinar a sua patologia, a possibilidade de ser realizado neste hospital e o modo de tratamento. Essa TRIAGEM ocorre às terças-feiras a tarde. Passando por ela, o paciente poderá:

1) Ser encaminhado ao profissional responsável para o tratamento.

2) Entrar numa lista de espera de cirurgia (casos onde há maior demanda que possibilidade de realização); ou

3) Ser reencaminhado à Unidade de Saúde local para solicitação de consulta à outra instituição.
 

>>> CIRURGIAS REPADORAS (NÃO ESTÉTICAS)

>   São totalmente cobertas pelo SUS (Sistema Único de Saúde);

>   São realizadas no âmbito do HC de maneira rotineira;

>   Pacientes com necessidades de atendimentos emergenciais sempre tem prioridade, em relação aos eletivos (que podem aguardar).

>   Também tem que ter a liberação do Código de Transação liberado pelo posto de saúde.

>>>   ATENDIMENTO AMBULATORIAL

o   Ocorre no SAM-3 (anexo B) do HC às quintas-feiras a partir das 7h30, para quem:

>  Já tem o Código de Transação fornecido pela unidade de saúde da localidade do paciente.

> Já foi triado no HC;

>>> Atenção especial aos Códigos de Transação::

> Tem que estar liberado para o HC.
> Os que forem liberados para outros serviços não tem valor.

  

Serviço de Cirurgia Plástica

Complexo Hospital de Clínicas

Universidade Federal de Paraná

Informamos que este hospital não possui atendimento em inseminação artificial e/ou fertilização.
 
Atenciosamente,
 
Chefia da Unidade da Mulher e do Recém-Nascido
Hospital de Clínicas da UFPR

Fone: (41) 3360-7897
Fax: (41) 3360-1865

 > ONDE:

O atendimento é realizado no Serviço de Cópia de Prontuário Serviço atendendo no hall de entrada do Anexo B.

O horário de atendimento é das 7h00 às 18h45 de segunda a sexta-feira, Ramal 6221.

 

> QUEM e COMO:

Por meio de solicitação pessoalmente no Serviço com apresentação da documentação abaixo relacionada, conforme cada caso:

 

>> O próprio Paciente, apresentar:

Carteira de Identidade (RG);
Carteirinha do Hospital de Clínicas.

 

>> Terceiros, apresentar:

Procuração assinada, com firma reconhecida em cartório, do paciente requerendo ao HC-UFPR a cópia de prontuário/exames;
Cópia autenticada RG e CPF do paciente e Carteira de Identidade de quem virá fazer a solicitação.

 

>>> Menor de 18 anos com pai ou mãe:

RG do responsável;
Certidão de nascimento e RG do paciente;
Carteirinha do Hospital.

 

>>> Menor de 18 anos, sem pais:

Medida Judicial Curatela;
Certidão de Nascimento do paciente;
Carteirinha do Hospital do paciente;
RG do responsável.

 

> Médicos de outros hospitais:

O médico deverá enviar solicitação, em papel timbrado do hospital ou instituição a que pertence, endereçada à Diretoria de Corpo Clínico pelo fax nº (41) 3360-1047. 
Na solicitação deverá conter o nome completo do paciente, nome da mãe e número da carteirinha do HC.
Também deverá constar os exames necessários para o posterior envio (prazo de 24 horas).

 

> Pacientes que foram a óbito ou para fins de seguro:

Ordem Judicial encaminhada pelo Juiz à Diretoria de Corpo Clínico (DCC) ou por solicitação do Conselho Regional de Medicina também encaminhada à DCC/HC.

 

> Laudo de Necropsia: fornecida ao familiar de primeiro grau (pai, mãe e filhos) 

RG do solicitante;
Documento que comprove grau de parentesco;
Carteirinha do paciente.

 

> QUANDO:

Pacientes que necessitam de documentos para medicação: 3 (três) dias úteis;
Pacientes internados no HC: somente após a alta médica;
Outros casos: 30 dias a partir da solicitação. 

 

A partir do contrato de co-gestão com a EBSERH, em 30/10/14, os trabalhadores do HC passaram a ser contratados via concurso público pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
> O primeiro concurso CHC/Ebserh aconteceu  em 06/05/15).
Mais informações no site da EBSERH em Concursos:

http://www.ebserh.gov.br/web/portal-ebserh/editais-e-processos-seletivos

Vide prientações no menu acima, em Ensino/Pesquisa > Estágios.

Ou diretamente no link:

http://www.ebserh.gov.br/web/chc-ufpr/estagios

Diretamente na Ouvidoria do Complexo HC.

Vide menu acima Ouvidoria,

ou diretamente no link:

http://www.ebserh.gov.br/web/chc-ufpr/ouvidoria

Vide menu acima Cidadania na guia Voluntário.

Ou diretamente no link:

http://www.ebserh.gov.br/web/chc-ufpr/cidadania

 >>> PARA MAIS INFORMAÇÕES, LEIA A CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO >>>>>>>>

 

Descrição: “Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre o (a) [nome do órgão ou entidade] e ações no âmbito de sua competência”.

Caso o órgão ou entidade disponibilize uma seção de “Perguntas Frequentes” em seu sítio eletrônico, deverá remeter para o link que dá acesso a tal seção. O órgão/entidade que não divulga “Perguntas Frequentes” deverá fazê-lo e mantê-la constantemente atualizada, disponibilizando proativamente as respostas às perguntas usualmente formuladas pelos cidadãos.

 

A Resolução nº 7, de 29 de julho de 2002, do Comitê Eletrônico de Governo Eletrônico7 e os Padrões Web em Governo Eletrônico (Guia de administração do MPOG 8) orientam acerca de criação de seção dedicada às respostas às perguntas mais frequentes da sociedade.

Item 9 - Título: SOBRE A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Descrição: “Nesta seção são divulgadas informações sobre a Lei de Acesso à Informação, tais como os temas tratados na lei, os procedimentos para solicitação de acesso e mecanismos recursais, estatísticas de acesso, entre outras informações”.

O órgão/entidade deverá disponibilizar link direcionando para o sítio eletrônico http://www.acessoainformacao.gov.br. Este sítio, disponibilizado pela CGU, objetiva esclarecer a sociedade sobre os principais pontos da lei. Além de detalhar a lei de forma didática, com artigos e palavra-chave, o espaço virtual também navega por conteúdos como perguntas mais frequentes, exceções à regra de acesso e divulgação de eventos relacionados ao tema.