Ensino e Pesquisa Ensino e Pesquisa

Pós-Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado)

Normas

NORMAS INTERNAS SOBRE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DO SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A SEREM REALIZADOS NAS DEPENDÊNCIAS DO COMPLEXO HOSPITAL DE CLÍNICAS / UFPR / EBSERH

 

Considerando,

A Resolução n° 42/03-COUN, que fixa as normas para os Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento da Universidade Federal do Paraná

Alterado pelas Resoluções n° 125/07, de 04/10/2007, publicado em 24/01/2008; Resolução n° 36/06-COUN, de 23/11/2006, publicado em 22/12/2006; Ordem de Serviço 001/2009-GR do Magnífico Reitor da UFPR.

A Direção do CHC estabelece as Normas Internas para Cursos de Especialização a serem realizados nas dependências deste hospital:

 

- Os cursos de especialização poderão contemplar ou não treinamento em serviço;

- Caracterizam-se como treinamento em serviço as atividades práticas e reflexivas que visam garantir conhecimento e habilidade para o desenvolvimento profissional, sob orientação de um professor do corpo docente do curso;

- Entre os objetivos propostos desses cursos, está o de propiciar a qualificação profissional, mediante propostas curriculares que visem a melhoria do desempenho no mercado de trabalho;

- Os cursos de especialização devem ser ofertados em caráter temporário, como curso novo ou curso estável, conforme descrito na resolução citada;

- As dependências do CHC podem ser utilizadas para esse fim, quando a assistência a pacientes faz parte dos referidos cursos;

- O curso que utilizar as dependências deste hospital deverá ser aprovado pela Gerência de Ensino e Pesquisa e pela Superintendência do CHC antes de encaminhamento e aprovação no Conselho Setorial do Setor de Ciências da Saúde;

- Todo pedido de aprovação (Anexo 1), deve incluir: identificação/título do curso, carga horária a ser realizada no CHC, número de vagas disponíveis e critérios de seleção;

- É preciso identificar se é curso novo ou de renovação, com datas de início e fim, e a devida justificativa para a realização ou continuidade neste CHC;

- Deverá ser identificado no pedido os professores que ministrarão as disciplinas assistenciais no CHC, sendo estes obrigatoriamente do Setor de Ciências da Saúde;

- Os professores deverão apresentar formulário de atuação na assistência no CHC, com horários estabelecidos (Anexo 2);

- Os servidores técnicos do CHC poderão atuar como supervisores e não como professores, para não haver desvio de função;

- No pedido deve constar quais e quantos procedimentos serão necessários, a serem executados dentro do CHC para a especialização;

- Deve constar o impacto financeiro e de recursos humanos para o CHC;

- Todo e qualquer procedimento necessário para a especialização, bem como exames de imagem e laboratoriais, devem ser apenas o que está contratualizado entre o CHC e a Secretaria Municipal de Saúde, pois não há disponibilidade de verba do CHC para isso, salvo se existe verba disponível no curso de especialização.

 

Aprovado em reunião do COAD – Conselho de Administração do CHC em 07/08/2017.

Acesso

REGISTRO NO SISTEMA HC-UFPR

PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPR

(Especialização, Mestrado e Doutorado)

1. Coordenação do Programa: Fornece a Declaração de Matrícula aos alunos de pós-graduação, oficialmente matriculados no programa. Neste documento devem constar os seguintes itens:

a. Nome completo

b. Programa ao qual está vinculado

c. Período do programa

2. O ALUNO deverá apresentar o Formulário de Cadastro (em anexo Form. Cadastro GEP001) devidamente preenchido e assinado pelo aluno de pós-graduação e pela Coordenação do Programa (mestrado e doutorado) ou pela Direção do Setor de Ciências da Saúde (no caso de curso de especialização); OBS: O formulário de solicitação deve ser entregue com no mínimo 15 dias antes do início das atividades no CHC. Não serão aceitos formulários com data de solicitação posterior ao início das atividades.

3. A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do CHC: registra os alunos de pós-graduação e envia os dados ao Serviço Pessoal (SP-CHC), para cadastro e realização dos crachás;

4. O SP-CHC cadastra os alunos e gera acesso ao SIH;

5. Após este período, os alunos de pós-graduação poderão realizar a fotografia no SP-CHC confecção do crachá;

6. Em qualquer momento, até a data de vencimento, havendo interrupção do curso pelo aluno de pós-graduação, a coordenação do programa deverá notificar a GEP-CHC, via e-mail (gep@hc.ufpr.br), para que possa ocorrer o cancelamento do acesso do aluno ao CHC-UFPR.

 

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