Setor de Gestão do Ensino (SGE) Setor de Gestão do Ensino (SGE)

Setor de Gestão do Ensino

O Setor de Gestão do Ensino (SGE) do CHC – UFPR é composto por três Unidades:  Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-Graduação, Unidade de Graduação e Ensino Técnico e Unidade de Gerenciamento de Atividades de Extensão. O SGE tem como principal objetivo apoiar a realização das atividades de ensino em diferentes níveis: Técnico, Graduação, Pós-graduação Lato sensu (especializações, residência médica e multiprofissional) e Pós-graduação Stricto sensu. Além das atividades de ensino, também tem como competências analisar e apoiar a execução das propostas de atividades de extensão (eventos, cursos, projetos e programas) no âmbito do hospital.

O SGE faz interface com as Coordenações dos Cursos de Graduação e com as Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), de Pós-graduação (PRPPG), de Extensão (PROEC) e de Gestão de Pessoas (PROGEPE) da UFPR, para que, além da observação das normativas da EBSERH e do próprio hospital, as atividades também sejam devidamente formalizadas e adequadas de acordo com as normas e resoluções da UFPR. Ao planejar, coordenar e supervisionar o trabalho dos profissionais das unidades subordinadas ao Setor, visa o desenvolvimento de ações que apoiem a formação de excelência dos estudantes da área da saúde, e afins, que possuem o CHC-UFPR como campo de prática realizada em seus diferentes cenários.

O SGE participa em conjunto com a Comissão de Residência Médica (COREME) e Multiprofissional (COREMU-PRIMAH) da elaboração do Edital do Processo Seletivo - seleção dos novos residentes. Isso é feito em parceria com o Núcleo de Concursos da UFPR. Também realiza a gestão administrativa dos processos dos residentes, desde a realização da matrícula e formalização dos residentes na instituição e encaminhamento dos processos para implementação de bolsas via PROGEPE, até a realização dos trâmites para a emissão de Certificados de Conclusão de Residência pela PRPPG.

O SGE ainda, em estreita parceria com a COREME e a COREMU-PRIMAH, tem o papel de apoiar o desenvolvimento das atividades dos Programas de Residência, zelando pelo cumprimento das normas institucionais, das determinações do MEC e da legislação vigente e buscando as condições necessárias para o ensino de excelência. A COREME e a COREMU-PRIMAH, por sua vez são as responsáveis diretas pela fiscalização dos programas quanto ao cumprimento de suas matrizes de competências para o treinamento dos residentes e o controle direto de suas atividades.