Complexo Hospitalar Universitário da UFPA - CHU-UFPA

Universidade Federal do Pará

BARROS BARRETO BARROS BARRETO

Sobre Sobre

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) é uma unidade de assistência, ensino e pesquisa e faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA) e atende gratuitamente a população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital conta com 26.420 metros quadrados de área construída e estão cadastrados no Ministério da Saúde (MS) 218 leitos e 63 consultórios, sete+ salas de cirurgia e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
 
Na área de Assistência o HUJBB oferece consultas e internação em diversas especialidades, como Clínica Médica, Pneumologia, Infectologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Endocrinologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia e Urologia.
 
O Hospital dispõe também de um Centro de Diagnósticos, que realiza exames laboratoriais, diagnóstico por rádio imagem, provas de funções respiratórias, exames endoscópicos, métodos gráficos e reabilitação através de fisioterapia e terapia ocupacional.
 
Além disso, possui ainda exclusiva Unidade de Diagnóstico de Meningite que está sendo credenciada como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, com serviços de Oncologia Clínica e Radioterapia, que vão funcionar em um ambulatório em prédio anexo ao hospital.
 
Consolidação
- O hospital está em fase de consolidação do modelo de gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, criada pela Lei 12.550, de 15 de dezembro de 2011, com objetivo de prosseguir o processo de recuperação dos hospitais universitários federais.
 

Modernização - Para modernizar os HUs, desde 2010, outra medida adotada pelo Ministério da Educação foi por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), criado pelo Decreto nº. 7.082, administrado pela Ebserh desde a criação da Lei 12.550. Hoje, a rede de HUs federais é formada por 50 hospitais vinculados a 35 universidades federais.

Navegação Navegação