Como ser atendido no Complexo Como ser atendido no Complexo

Os serviços dos hospitais que compõem o Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh são prestados gratuitamente à população do Pará através do Sistema Único de Saúde (100% SUS). Por terem o perfil de média e alta complexidade, o Bettina Ferro e o Barros Barreto não são hospitais de portas abertas, isto é, os pacientes são referenciados pela atenção primária. Apenas o Barros Barreto possui atendimento de urgência em meningite.

 

Para ter acesso aos serviços, a população deve, primeiramente, procurar uma das portas de entrada do SUS – Unidade Básica de Saúde ou Posto de Saúde e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Prontos Socorros. Feita a avaliação inicial e descoberta a necessidade de atendimento especializado, a Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) através do Departamento de Regulação (DERE) emite o encaminhamento para que o paciente venha receber atendimento em um dos hospitais do Complexo em casos de sintomas das nosologias que fazem parte do perfil de atendimento dos Hospitais e que estão Contratualizadas.

Regulação HUBFS

O Bettina Ferro de Souza realiza diagnósticos e tratamentos de média e alta complexidade de forma gratuita. Para receber atendimento pela primeira vez no hospital é necessário que a pessoa se dirija à Unidade Municipal de Saúde (UMS), a qual faz o agendamento na Central de Marcação de Consultas da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para o Bettina.

Depois que o paciente recebe atendimento no Bettina Ferro, seu retorno é marcado no próprio hospital. Caso o usuário seja encaminhado do Bettina para outra especialidade médica e, mesmo que a especialidade exista no HUBFS, o paciente deve retornar a UMS para solicitar nova marcação de consulta.

Os exames de média e alta complexidade são todos também feitos somente com autorização da Central de Marcação de Exames da Sesma, na UMS. Mas se o médico do Bettina solicitar exames de alta e média complexidade que o hospital oferece, a marcação é feita na recepção do HUBFS, que também solicita autorização da Sesma.

Regulação HUJBB

Para primeira consulta, o paciente deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde do seu bairro, onde, conforme necessidade será encaminhada para Ambulatório de Especialidades, que pode ser ou não o do HUJBB.

O Ambulatório do HUJBB atende pacientes com encaminhamento da Central de Marcação de Consultas, além de pacientes egressos da internação e que necessitam de acompanhamento ambulatorial.

A Unidade de Diagnóstico por Imagem do HUJBB realiza exames de pacientes com encaminhamento de médicos do ambulatório, dos setores de internação ou encaminhados e regulados pela SESMA (Secretaria Municipal de Saúde de Belém).

A internação de pacientes no HUJBB deverá ser regulada pela Central de Leitos do Departamento de Regulação – DERE (Gestor Local).