Institucional Institucional

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará é formado por duas unidades hospitalares – Hospital Universitário João de Barros Barreto e Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. Desde 2015, o Complexo integra a Rede da Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh), empres pública que atualmente administra 40 hospitais universitários no país.

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) é uma instituição de assistência, ensino e pesquisa que presta serviços à comunidade através do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Área de Assistência, o HUJBB oferece consultas e internação em diversas especialidades, como: Clínica Médica, Pneumologia, Infectologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Endocrinologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia e Urologia. O Hospital dispõe também de um Centro de Diagnósticos, que realiza exames laboratoriais, diagnóstico por rádio imagem, provas de função respiratória, exames endoscópicos, métodos gráficos e reabilitação através de fisioterapia e terapia ocupacional. Além disso possui ainda uma exclusiva Unidade de Diagnóstico de Meningite e está sendo credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, com serviços de Oncologia Clínica e Radioterapia, que vão funcionar em um ambulatório em prédio anexo ao hospital.

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) tem atividades destinadas para fins de ensino, pesquisa e prestação de atendimento de média e alta complexidade à comunidade. Construído em 1993, tinha como objetivo inicial prestar atendimento de saúde básica à população das suas cercanias. Porém, nos últimos seis anos esses atendimentos foram cedendo espaço a procedimentos mais especializados nas áreas de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Crescimento e Desenvolvimento Infantil. Assim, instituição se tornou referência na Região Norte nestas três áreas, passando inclusive a oferecer residência médica em Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia. Isso garante que os pacientes tenham acesso a tratamentos de alta especialidade, de forma gratuita. O HUBFS tem contribuído desde a sua fundação, para a formação de acadêmicos na área da saúde. O nome do hospital é uma homenagem à professora e médica cardiologista Bettina Ferro de Souza, reconhecida por sua trajetória profissional, marcada pela dedicação às questões de saúde pública.

Todos os serviços dos hospitais universitários do Complexo são prestados gratuitamente à população do Pará através do Sistema Único de Saúde - 100% SUS.