Notícias Notícias

Voltar

Complexo Hospitalar da UFPA encerra o ano com ações de humanização

Datas comemorativas

Complexo Hospitalar da UFPA encerra o ano com ações de humanização

O último mês do ano foi repleto de ações e atividades que tinham como finalidade cuidar dos pacientes e a confraternizar os profissionais.

Dezembro costuma trazer, por meio do Natal, sentimentos positivos, como o amor e a empatia. Por essa razão, o último mês do ano do Complexo Hospitalar da  da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi repleto de ações e atividades que tinham como finalidade cuidar dos pacientes e a confraternizar os vários profissionais que atuam em ambos os hospitais. 

Confira abaixo alguns dos principais acontecimentos:

Feira de Talentos 

Entre 3 e 5 de dezembro, a Feira de Talentos do Hospital Universitário João de Barros Barreto trouxe muitos produtos, acessórios e comidas típicas para vender no hall do hospital. O tema do evento foi "Natal Solidário : Ato de Amor " e é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HUJBB, que visa aproximar os funcionários, incentivar as produções locais e ainda promover um espaço harmonioso dentro do Barros Barreto. 

Chegada do Papai Noel 

O encerramento da Feira de Talentos ocorreu no mesmo dia da chegada do Papai Noel, em uma ação promovida há mais de dez anos por meio de uma parceria entre o Shopping Pátio Belém e o Supermercado Formosa, que distribuíram brinquedos para as crianças da pediatria e da Fibrose Cística, em parceria com a Associação Amigos do Barros Barreto, que contribuiu com lanches para a garotada. 

As gerentes de marketing Chris Quaresma (Pátio Belém) e Rejane Andrade (Grupo Formosa) comemoraram o encontro e a possibilidade de fazer as crianças sorrirem:"É um momento de confraternização, pois tem sido a única vez no ano em que nos vemos, e Graças a Deus o encontro é aqui, realizando essa ação tão  gratificante", comentam. A pequena Alice, de 9 anos, logo abriu um sorriso ao escutar o sino de natal na enfermaria onde estava internada: "Há dias ela estava muito triste, mas quando ela soube que Papai Noel viria, se animou e logo foi tomar banho e se arrumar", comenta a mãe da paciente. 

No dia 13, o Papai Noel passou mais uma vez no Barros Barreto para distribuir presentes para a criançada. Dessa vez, foi o Projeto Mais Amor, que conta com membros das Polícias Civil e  Militar do Pará, que realizou doações e trouxe o bom velhinho, que animou também o encerramento do ano letivo no Projeto Classe Hospitalar, realizado em convênio com a Secretaria de Educação do Pará (Seduc). 


Coral Universitário

Além da chegada do papai noel e da distribuição dos presentes, o Coral Universitário da Universidade Federal do Pará (Coruní) apresentou algumas músicas natalinas. O Coruní, que reúne estudantes de variadas graduações e pós graduações da UFPA, já criou a tradição de vir ao Hospital Barros Barretos anualmente para esse evento e busca mostrar um repertório diferente a cada visita. "A gente passou o ano todo cantando em congressos, coisas acadêmicas, mas o hospital tem um significado muito especial pra gente porque aqui as pessoas estão precisando de apoio, cuidado e carinho", afirma a professora e regente do coral Cristina Owtake. "Vendo toda a rede de amor, calor humano e suporte que são dados pelos funcionários do hospital e que os próprios pacientes dão pra gente, é impossível não sair transformado daqui."

 

Cantata de Natal

Ainda no dia 5,  o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza apresentou a Cantata de Natal, às 09h da manhã. Ela se repetiu nos dias 18, às 9h, e 19, às 15h, como uma iniciativa de um grupo de profissionais da Divisão de Enfermagem (DivEnf) do HUBFS.  O grupo participante andou por setores do Bettina Ferro, cantando e animando os pacientes e funcionários. "Não somos cantores profissionais, mas tivemos a ideia de levar um pouco da alegria do Natal aos nossos pacientes através das tradicionais músicas natalinas", afirma a chefe da DivEnf/HUBFS, Teresa Martins. 

 

Distribuição de Kits Natalinos

No último dia 20 de dezembro, os funcionários do Complexo Hospitalar, junto à Associação Amigos do Barros Barreto, distribuíram kits de higiene aos pacientes e acompanhantes das enfermarias do HUJBB. A maior parte das doações foi feita pelo Grupo de Oração Passos de Luz, que também doou pacotes de fraldas que contemplaram os pacientes oncológicos do Hospital. Médicos do Hospital também contribuíram para a confecção dos kits. A dona Antonina Nascimento, acompanhante de paciente, se emocionou ao receber a lembrança: "nunca tinha recebido um presente assim, ganho apenas dos meus filhos, mas de uma equipe de hospital é a primeira vez", comenta. 

 

Festa da UASCA/HUBFS

No hospital Bettina Ferro de Souza, houve uma festa especial para as crianças atendidas pela Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA). Criada a partir da iniciativa de duas médicas do hospital Bettina Ferro, a comemoração de natal da Unidade tornou-se uma tradição no HUBFS e é aguardada não só pelos funcionários que se voluntariam para a arrecadação de brinquedos mas também pelos pais das crianças pacientes. Raquel Ribeiro, mãe do paciente David Tiago, participou do evento pela primeira vez com o filho. "Depois que ele começou a fazer um acompanhamento adequado no Bettina, eu pude ver uma grande diferença no desenvolvimento dele, então hoje resolvi vir com ele pra gente se divertir e comemorar essa melhora", contou Raquel. 

Nesta edição do Natal da UASCA, foram cerca de 300 pessoas participando, entre adultos e crianças. A coordenadora do evento, Dra. Joelma Paschoal, comentou sobre a importância do evento na vida das crianças e nos profissionais que se voluntariam para a construção e execução da festa. "Só quem vivencia e participa entende a necessidade e compreende a alegria das famílias com um brinquedo, uma animação ou foto com o papai noel", explicou a médica. 

A psicóloga Petruska Oliveira, chefe da UASCA, se emocionou ao falar sobre a motivação para manter a tradição dessa festa. "Nesse momento,ficamos mais perto dos nossos pacientes e estabelecemos ligações maiores e mais especiais com esses pais e essas crianças". Para a Gerente de Atenção à Saúde do HUBFS, Ana de Fátima Brito, a festa é um momento de confraternização "para celebrar a alegria do Natal com unidade e alegria".

 

Café da Manhã aos pacientes do interior

O Serviço de Nutrição Dietética (SND) do Hospital Barros Barreto distribuiu durante todo o mês de dezembro café da manhã aos pacientes que chegavam por meio de Transporte Fora de Domicílio (TFD). O serviço atendeu em média 60 pessoas por dia, que vinham de vários lugares do interior do Pará: "É uma forma de acolher esses pacientes que vêm de longe, saem cedo de casa e muitas vezes ficam o dia todo fora, por isso tivemos o apoio da Superintendência para fornecer esse café da manhã", afirma a chefe do SND, Ana Faillace. 

IV Corrida e Caminhada da Saúde 

A quarta edição da Corrida e Caminhada da Saúde aconteceu no último dia 22, e teve a participação de 300 pessoas. Com largada do Hospital Bettina Ferro de Souza, a corrida reverte parte da renda das inscrições para a compra de brinquedos para as crianças do assentamento Expedito Ribeiro, no município de Santa Bárbara, no Pará. No local ocorre o assentamento rural da Faculdade de Medicina da UFPA. O evento foi realizado pela ChipBelém, com apoio da CL Assessoria Esportiva e da Polícia Militar. A idealização é da Famed, da GEP do Complexo e do Grupo Perseverança. 

 

Texto: Giullia Moreira e Paola Caracciolo - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh