Notícias Notícias

Voltar

Barros Barreto inscreve para Caravana de Doação de Sangue

HUMANIZAÇÃO

Barros Barreto inscreve para Caravana de Doação de Sangue

A finalidade é contribuir para o banco de sangue do HEMOPA e ajudar quaisquer pacientes que necessitem da doação.

No dia 27 de novembro o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza a Caravana de Doação de Sangue para a Fundação de Hematologia  e Hemoterapia do Pará (HEMOPA). Funcionários, estudantes e seus familiares podem se inscrever no GT de Humanização e na Divisão de Gestão do Cuidado do HUJBB até o dia do evento.

Segundo Juramir Oliveira, coordenador do GT de Humanização do Barros Barreto, o objetivo é "conseguir no mínimo 30 doações. Mas esperamos que esse número se dobre para que mais pessoas possam ser ajudadas". Ele explica também que, para facilitar as doações, haverá um micro-ônibus da Fundação HEMOPA para locomoção. O transporte sairá do hall do HUJBB às 8h30 da manhã e seguirá até o centro do HEMOPA, localizado no bairro Batista Campos, e retornará ao HUJBB.

A caravana tem a finalidade de contribuir para o banco de sangue do HEMOPA e para o estoque de sangue disponível no hospital Barros Barreto, além de prevenir quaisquer tipos de contratempos que a falta de sangue possa ter para um paciente. "O número de doações ainda é muito pouco quando a gente compara ao número de pacientes do hospital que precisam de sangue. A demanda é muito grande", comenta Juramir, que participa e ajuda na organização da iniciativa há mais de 2 anos.

Entre os requisitos para a doação de sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas no dia anterior) e estar alimentado com comidas não gordurosas. A Caravana é aberta aos servidores do hospital, parentes de servidores e de pacientes e é necessário apresentar apenas um documento original com foto.

José Ivaldo, assistente administrativo do Barros Barreto, costuma participar sempre da caravana. "Eu tenho até minha carteirinha de doador", afirma com orgulho. "Eu tenho que aproveitar porque já estou chegando à idade limite do doador e quero ajudar quantas pessoas eu puder", comenta.

A caravana ocorrerá dois dias após o Dia Nacional do Doador de Sangue e fará parte da programação do HEMOPA em alusão à data. "O mês de novembro é estratégico para aumentar o estoque no período próximo a festas de fim de ano, quando a demanda do HUJBB cresce consideravelmente", afirma Juramir Oliveira. A iniciativa é uma parceria do Grupo de Trabalho de Humanização e a Divisão de Gestão do Cuidado (DivGESC) do HUJBB em alusão à data.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Giullia Moreira – Bolsista da Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh