Notícias Notícias

Voltar

Hospital Barros Barreto recebe evento nacional sobre cirurgia torácica oncológica

PESQUISA E ENSINO

Hospital Barros Barreto recebe evento nacional sobre cirurgia torácica oncológica

Serão oferecidas 50 vagas para professores, residentes, estudantes de graduação, profissionais da saúde e demais interessados no tema.

Estão abertas até o dia 08 de dezembro as inscrições para o Simpósio de Cirurgia Torácica Oncológica Minimamente Invasiva, que será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). A programação conta com palestras e ministradas por profissionais de diversas instituições do país. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico, clicando AQUI.

Serão oferecidas 50 vagas para professores, residentes, estudantes de graduação, profissionais da saúde e demais interessados no tema. O simpósio reunirá pneumologistas, oncologistas clínicos, cirurgiões torácicos e oncológicos, patologistas e outros profissionais que irão discutir os principais avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão localizado e localmente avançado.

"Tivemos a ideia de trazer este evento para o hospital justamente para que os nossos alunos tenham acesso a essa tecnologia de ponta, visto que somos hospital de ensino", afirma o professor Roger Normando, um dos coordenadores do simpósio. Ele explica que o procedimento utilizará recursos que chegaram recentemente no Brasil, como um grampeador inteligente para sutura mecânica, o qual pode ser utilizado como exemplo de novas tecnologias em saúde no exercício da medicina.

Simpósio – O Simpósio de Cirurgia Torácica Oncológica Minimamente Invasiva é um evento de âmbito nacional, realizado por uma parceria da empresa Medtronic e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, com apoio da coordenação da disciplina de Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da UFPA e da Superintendência do Hospital Barros Barreto, instituição vinculada ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Dentre os palestrantes confirmados, estão: Ricardo Terra, livre-docente de Cirurgia Torácica na Universidade de São Paulo (USP) e Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica; Pedro Nabuco, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP); Sérgio Tadeu Pereira, do Hospital Santa Izabel de Salvador (BA); Carlos Alberto Araújo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além dos professores Roger Normando e Ajalce Janahú, docentes da disciplina de cirurgia torácica da UFPA.

Clique aqui e acesse a programação completa do simpósio.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.