Notícias Notícias

Voltar

PROAPS certifica 50 profissionais da saúde no Complexo Hospitalar

Capacitação

PROAPS certifica 50 profissionais da saúde no Complexo Hospitalar

Participantes realizaram o curso em regime de treinamento em serviço.

No dia 16 de dezembro ocorreu no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) a cerimônia de encerramento da 34ª edição do Programa de Aperfeiçoamento para Profissionais da Saúde (PROAPS). A capacitação é coordenada pela Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e certificou 50 profissionais de diversas especialidades na área da saúde. 

Os participantes fizeram o curso em regime de treinamento em serviço, com carga horária de seis horas diárias. Já para os médicos, a carga horária foi de quatro horas. Enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e técnicos tiveram a oportunidade de obter informações atualizadas e compreender novas práticas para melhorar o atendimento nos hospitais universitários. 

Os profissionais aprenderam sobre diversos setores do HUJBB, como o Ambulatório Geral nos programas de Diabetes, Fibrose Cística, Tuberculose de Atenção Secundária, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Oncologia; Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Administração e Almoxarifado do Restaurante Universitário da UFPA. Segundo a coordenadora do PROAPS Gilka Alves, "cada área tem sua importância na qualificação dos profissionais para o atendimento dos usuários da região amazônica". Na ocasião, houve a entrega de certificados aos concluintes. 

PROAPS - Com o objetivo de aperfeiçoar práticas ambulatoriais e hospitalares dos profissionais da área da saúde, o PROAPS realiza atividades nos hospitais Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), que compõem o Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, além de outros ambientes como o Restaurante Universitário (RU) da Universidade. O edital para a 35ª edição do Programa está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro. Mais informações aqui

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.