Notícias Notícias

Voltar

Barros Barreto inicia 2020 investindo em estrutura, ensino e pesquisa

ENSINO

Barros Barreto inicia 2020 investindo em estrutura, ensino e pesquisa

Novos residentes terão estrutura ambulatorial modernizada para atividades

No último mês de dezembro, o Hospital Universitário João de Barros Barreto, vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou duas alas ambulatoriais e 37 novos consultórios para atendimento em endocrinologia, cardiologia, neurologia, nefrologia, clínica médica, cirurgia  torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, dentre outras especialidades. Os recursos da obra são do Centro de Pesquisa Clínica em Endocrinologia da UFPA, coordenado pelo professor João Felício.

A estrutura dos ambulatórios conta com mobiliário novo, climatização de ar, computadores e impressoras para atendimento informatizado. Além disso, a partir dessas melhorias na instituição, as práticas da residência médica funcionarão nas novas estruturas. A Residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a profissionais graduados em Medicina, e o prazo de inscrição vai até o dia 20 de janeiro. O Processo Seletivo de Residência Médica 2020 (PSRM) oferta vagas nos programas de Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Básica, Cirurgia Geral, Dermatologia, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Endocrinologia, Geriatria, Pneumologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo.

Para a Superintendente do HUJBB, Regina Feio Barroso, comemorar a inauguração das novas alas é importante, porém também é necessário falar das outras novidades do hospital universitário que vão além da estrutura física. “Após um período de dificuldades, o hospital Barros Barreto comemora a inauguração de novos consultórios, e em breve teremos mais novidades, pois contamos com o apoio da Ebserh e da Universidade para a melhoria de nossos serviços”, afirma. “O Barros Barreto está com inscrições abertas para a Residência Médica em 11 modalidades e isso irá formar recursos humanos para a Amazônia, no sentido de qualificar esses médicos para o mercado de trabalho e para maior qualidade no atendimento à sociedade.”

O processo seletivo acontecerá em apenas uma fase, que consiste na realização de uma prova, com 100 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada em Belém/Pa, no dia 02 de fevereiro. Para acessar o edital, clique aqui.

“Vale ressaltar que o atendimento do Hospital Universitário Barros Barreto é exclusivo para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma a Superintendente Regina Barroso. “Sendo assim, as residências médicas, em todas essas especialidades, buscam ensinar a ética e humanização no atendimento à população do norte do país, que é carente e muito diversificada. ”

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.


Texto: Paola Caracciolo e Giullia Moreira – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh