Notícias Notícias

Voltar

Vagas esgotadas para curso sobre neuropsicopedagogia em crianças e adolescentes

Capacitação

Vagas esgotadas para curso sobre neuropsicopedagogia em crianças e adolescentes

Curso ocorre de 03 a 05 de fevereiro e é voltado a discentes e profissionais do Complexo Hospitalar e da rede pública de ensino. Também houve mudança no local da atividade.

Estão esgotadas as inscrições para o curso "Estimulação neuropsicopedagógica em crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento".

Devido à grande procura o curso teve o seu local de realização alterado para o Auditório do CAPACIT, no Campus básico da UFPA, próximo ao Ginásio de Esportes, na mesma data e horário.

O curso "Estimulação neuropsicopedagógica em crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento" acontece no período de 03 a 05 de fevereiro no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS). Professores, pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, discentes e profissionais interessados no tema podem participar da atividade, que oferta 30 vagas.

O principal objetivo é discutir e elaborar estratégicas psicopedagógicas que contribuam na estimulação e reabilitação de crianças e adolescentes com transtornos de neurodesenvolvimento. Além de incluir alunos e profissionais do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o curso é voltado também para quem atua na rede pública de ensino.  

"Iremos refletir sobre os tipos de transtornos que podem afetar o aprendizado, sobre o papel da família nesse processo, além de apresentar modelos de planos de ensino individuais para atender às diferentes necessidades", afirma a psicóloga Carla Casado, docente da Faculdade de Psicologia da UFPA e coordenadora do projeto de extensão "Ambulatório de Neuropsicopedagogia Infantil", que realiza atendimentos em pacientes da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA) e do Centro Especializado em Reabilitação (CER) do Bettina Ferro.

A ideia do curso surgiu após a equipe do projeto de extensão perceber que a maior parte das crianças e adolescentes atendidos pela instituição hospitalar apresentam dificuldades de aprendizagem. "Um dos grandes desafios é identificar comportamentos favoráveis e elaborar estratégias para que o paciente possa avançar no seu processo de aprendizado", comenta a coordenadora.

Conteúdo - O curso terá a duração de 12h, e acontecerá no auditório do Hospital Bettina Ferro, de 13h às 17h, nos dias 03, 04 e 05 do mês que vem. Dentre os tópicos abordados, estão: os transtornos do neurodesenvolvimento e as dificuldades de aprendizagem; o papel da família como co-terapeuta; fundamentos básicos do processo avaliativo; sondagem de aptidões ao planejamento educacional especializado; interação e relações que favorecem o processo de aprendizagem; tipos de adaptações curriculares e modelos de plano de ensino individual. Ao final da atividade, os participantes terão direito a certificado emitido pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar integra a rede da Ebserh desde 2015.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh