Unidade de Otorrinolaringologia Unidade de Otorrinolaringologia

 A Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza foi fundada em novembro de 2005 e, no ano seguinte, iniciou a primeira turma de residência médica na referida especialidade.
 
A Unidade visa assistir a clientela referenciada pelo SUS com eficiência, resgatando valores humanísticos e integrando equipe médica assistencial, família e paciente, em busca da cura e recuperação, por meio de procedimentos diagnósticos e terapêuticos em patologias de ouvido, nariz e garganta. Além disso, se destina promover ensino e pesquisa, e atendimento clínico e cirúrgico de forma integrada e atendimento multiprofissional.
 
Seu principal diferencial é que a Unidade de Otorrinolaringologia do Bettina Ferro é referência na região norte do Brasil, por realizar procedimentos especializados em todas as áreas da Otorrinolaringologia, atendendo diversas linhas de cuidados, com ambulatórios específicos em otologia, otoneurologia, rinologia, laringologia e voz, foniatria, distúrbios respiratórios do sono, saúde auditiva e otorrinopediatria.
 
O serviço possui alguns programas federais como o Programa de Saúde Auditiva e do Implante Coclear - único da Região Norte, que reabilita pacientes com perdas auditivas, por meio do fornecimento de aparelhos auditivos e realização de cirurgias de implante coclear, reinserindo esses usuários ao convívio social.
 
Ambulatorialmente o serviço oferece atendimento de consultas otorrinolaringologia geral, otologia, laringologia, rinologia, foniatria, otoneurologia e otorrinopediatria, bem como ambulatório do sono, fonoterapia, psicoterapia, serviço social e enfermagem.
 
A Unidade realiza os exames de audiometria, logoaudiometria, imitânciometria, otoemissões acústicas, potenciais evocados auditivos (BERA), processamento auditivo, vectoeletronistagmografia, videofaringolaringoscopia, videoendoscopia nasossinusal, videoendoscopia da deglutição e polissonografia (temporariamente suspenso devido equipamento em manutenção).
 
Oferece também os procedimentos cirúrgicos de adenoidectomia, adenoamigdalectomia, amigdalectomia, frenectomia lingual, retirada de corpo estranho faríngeo, bióspia de orofaringe, uvulopaltofaringoplastia, biópsia de nariz, retirada de corpo estranho nasal, septoplastia, rinosseptoplastia, turbinectomia, sinusotomia transmaxilar, correção de atresia de coana, microcirugia de laringe, implante coclear, otoplastia, retirada de corpo estranho de ouvido, timpanotomia, timpanoplastia, timpanomastoidectomia, mastoidectomia, estapedectomia e exérese de coloboma auris.
 
A Unidade de Otorrinolaringologia do Bettina Ferro é multiprofissional sendo composta por médicos otorrinolaringologistas, médicos residentes, fonoaudiólogas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, assistente social, serviço de psicologia, pedagogia e auxiliares administrativos.