Complexo Hospitalar Universitário da UFPA - CHU-UFPA

Universidade Federal do Pará

Bettina Ferro Bettina Ferro

Sobre Sobre

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) é uma unidade que faz parte do Complexo Hospitalar da UFPA/ Ebserh e atende gratuitamente a população, por meio do SUS, sendo referência em Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Crescimento e Desenvolvimento Infantil.  Suas atividades são destinadas para fins de extensão, ensino, pesquisa e prestação de atendimento de média e alta complexidade à comunidade.

Construído em 1993, tinha como objetivo inicial prestar atendimento de saúde básica à população das suas cercanias. Porém, com o passar dos anos cedeu espaço a procedimentos mais especializados nas áreas de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Crescimento e Desenvolvimento Infantil, o antigo Projeto Caminhar, atualmente denominado Unidade de Atendimento à Saúde da Criança e ao Adolescente (Uasca).O hospital tornou-se então referência na região Norte nestas áreas, passando inclusive a oferecer residência médica em Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia.

Consolidação - O HUBFS está em fase de consolidação do modelo de gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, criada pela Lei 12.550, de 15 de dezembro de 2011. A Administração Superior da UFPA anunciou a adesão à Ebserh em 18 de dezembro de 2013, aprovada em reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consun). A assinatura do contrato com a empresa ocorreu somente em 13 de outubro de 2015, com prazo de 10 anos e que pode ser prorrogado mediante Termo Aditivo, observando o prazo para cumprimento de novo plano de metas aprovado pelas partes.

NOSSA HISTÓRIA:

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza tem contribuído desde a sua fundação, em 18 de outubro de 1993, para a formação de acadêmicos na área da saúde. O nome da Instituição faz uma homenagem à professora, e também médica, Bettina Ferro de Souza, por sua excelente trajetória profissional, marcada pela dedicação às questões de saúde pública.

A atuação de Bettina na antiga Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará incluiu atividades docentes, assistenciais e administrativas. A educadora chegou a participar do projeto de criação do hospital, mas faleceu em 16 de janeiro de 1993, quando faltava apenas um terço das obras para a sua inauguração.

O HUBFS é referência nas áreas de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Atendimento à Saúde da Criança e do Adolescente. Seu objetivo é prestar assistência de qualidade aos pacientes que o procuram, e, além disso, capacitar os estudantes que por ele passam, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.