Especialidades Especialidades

Ambulatórios e Serviços

Ambulatórios e Serviços

Telefone geral: (62) 3269-8475

Especialidades

Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Medicina Interna, Nefrologia, Neurologia, Nutrição, Otorrinolaringologia, Pequena Cirurgia, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Reumatologia, Urologia.

No Ambulatório B são atendidas as subespecialidades da Pediatria.

Telefones: 

Sala de Imunização: (62) 3269-8345

 Ambulatório de Adolescentes e Psicologia de Adolescentes: (62) 3269-8410.

 

Especialidades

No Ambulatório BL, estão localizados os seguintes serviços: Liga de Hipertensão Arterial, Programa de Mastologia e Núcleo de Neurociências.

a) Liga de Hipertensão Arterial

Telefone: (62)3269-8433.

Dias e horários de atendimento: segunda a sexta-feira, das 08 às 12 horas.

Formas de acesso ao serviço: ocorre por meio da regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que faz o agendamento da primeira consulta do paciente no HC-UFG.

A Liga de Hipertensão Arterial presta atendimento a pacientes portadores de Hipertensão Arterial (pressão elevada) e outros fatores de risco cardiovascular (dislipidemias – colesterol elevado no sangue; obesidade; tabagismo; sedentarismo).

O setor oferece os seguintes serviços:

Consultas: o serviço funciona em atendimento diário, no período matutino, por meio de consultas médicas, de enfermagem e de nutrição.

Exames: o serviço realiza exames específicos para a investigação em Hipertensão Arterial, como: Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA) e Medidas da Pressão Central.

Reuniões educativas: o serviço realiza quinzenalmente reuniões educativas, abertas aos pacientes e à população, quando são tratados temas que se relacionam às doenças do coração.

Pesquisas: a Liga de Hipertensão Arterial tem participado ao longo dos anos de inúmeros projetos de pesquisa multicêntricos nacionais e internacionais na área de Cardiologia que tornaram o serviço reconhecido nacionalmente como um centro de excelência no tratamento da hipertensão.

 

b) Programa de Mastologia

Centro Avançado de Diagnóstico da Mama - Cora 

Telefone: (62) 3269-8388 / 3991-6012

Atendimento ambulatorial: de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas.

Cirurgias: às terças-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras.

Forma de acesso ao serviço: ocorre por meio da regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que faz o agendamento da primeira consulta do paciente no HC-UFG.

O programa é constituído pelas seguintes atividades: projetos em pesquisa acadêmica e clínica relacionados às enfermidades da mama; prevenção primária, secundária, terciária e quaternária (cuidados paliativos), ações de rastreamento do câncer de mama no município de Goiânia e interior do Estado; tratamentos oncológicos, cirúrgicos e reabilitação.

O Programa de Mastologia se subdivide nos seguintes serviços:

  • Atendimento ambulatorial: prestado desde a admissão do paciente, com especial atenção aos portadores de câncer de mama, durante todo o tratamento, estendido inclusive ao domicílio. O programa oferece exames específicos, como a mamografia, ultrassonografia de mama e estereotaxia, este último para a realização de biópsia da mama, sem que a paciente tenha que ser submetida a procedimento cirúrgico.
  • Cirurgias: realizadas às terças-feiras (Hospital Dia), quintas-feiras (Cirurgia Ambulatorial e Cirurgias de Reconstrução Mamária) e sextas-feiras (Centro Cirúrgico), havendo em média 20 cirurgias por mês.
  • Ambulatório de Quimioterapia: oferecido às pacientes em tratamento de câncer de mama, em acompanhamento do tratamento neoadjuvante, adjuvante e metastático.
  • Radioterapia: parceria com o Hospital Araújo Jorge, instituição membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Câncer de Mama.
  • Atividades Científicas: consistem em sessão anátomo-clínica e curso anual (disciplina Mastologia), bem como reuniões com a equipe multidisciplinar, para delineamento de condutas, atualização de Protocolo de Tratamento e elaboração e execução de projetos de pesquisas.
  • Trabalhos Sociais: Como expoentes desse foco, o Programa de Mastologia tem ações educativas promovidas com as pacientes do ambulatório, realizadas no grupo de convivência, com os membros da Associação dos Portadores de Câncer de Mama do HC (APCAM), bem como ações educativas realizadas pelos acadêmicos da Liga da Mama, em escolas, feiras, empresas, instituições etc.
  • Ações de Rastreamento do Câncer de Mama: são atendidas cerca de 300 mulheres por município goiano (Rubiataba, Catalão, Goiatuba, Rio Verde, Jataí, Quirinópolis, Paraúna, entre outros), contabilizando cerca de mais de 18 mil mulheres assistidas ao longo dos anos, os quais todos os atendimentos contemplam, obrigatoriamente, o exame de mamografia. Outro trabalho desenvolvido pelo grupo é a capacitação dos profissionais de saúde da atenção básica sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama, realizado nas Regiões de Saúde do estado de Goiás.
  • Trabalho de Visitas Domiciliares: de apoio e resgate às pacientes para dar suporte àquelas que estão em tratamento e para a manutenção de um seguimento, com um mínimo de perda, das pacientes com neoplasia mamária. Essa visão multidisciplinar visa sempre o bem-estar da mulher, de forma humanizada e personalizada, além de aumentar a aderência nos diversos momentos do tratamento e a permanência delas nos mais variados estudos clínicos.

 

Além do atendimento humanizado realizado por uma equipe multiprofissional, são oferecidos exames às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), tais como a realização da mamotomia, da tomossíntese de mama, da mamografia contrastada (com sala sensorial) e ultrassonografia automatizada (ultrassom de mama 3D). O primeiro exame é uma biópsia de mama guiada à vácuo (estereotaxia) e é uma alternativa minimamente invasiva, menos estressante e mais segura para a paciente em comparação à biópsia cirúrgica, possuindo um alto índice de precisão, além do custo-benefício desse procedimento. A tomossíntese aumenta a detecção de carcinoma invasivo de mama e melhora a visualização de lesões que contem gordura, enquanto a sala sensorial, contribui para a diminuição do desconforto, dor e ansiedade da paciente, durante a compressão das mamas. Já a ultrassonografia automatizada é indicada para mulheres portadoras de mamas densas, consideradas de alto risco.

O Cora é o único serviço a oferecer estes exames pelo SUS, na região Centro Oeste e, ainda que sejam procedimentos que não são contemplados com códigos SUS (o SUS não paga), os exames são ofertados e realizados com recursos de pesquisa e doações de parceiros, como Instituto Avon, FAPEG, Ministério Público do Trabalho de Goiás, dentre outros, para aquisição de insumos como, por exemplo, kits de agulhas para a mamotomia. Em termos científicos, os exames descritos acima, são comprovadamente eficazes para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

c) Núcleo de Neurociências

Núcleo de Neurociências

Telefone: (62)3269-8351

Atendimento ambulatorial: (dias e horários); (média de atendimento mensal).

Cirurgias: (dias e horários); (média de atendimento mensal)

Formas de acesso ao serviço: ocorre por meio da regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que faz o agendamento da primeira consulta do paciente no HC/UFG.

 

O Núcleo de Neurociências é composto pelos seguintes serviços:

  • Certepe (Centro de Referência em Tratamento e Pesquisa em Epilepsia): atendimento ambulatorial em epilepsia principalmente de difícil controle com projeto para realização de cirurgia de difícil controle com tratamento medicamentoso. Coordenador Dr. Hélio Fernandes da Silva Filho.

 

  •  CerMov: atendimento de doença de Parkinson e parkinsonismo, tremores, distonia, coréias (de Huntington e outras) e vários outros transtornos do movimento. Serviço de aplicação de toxina botulínica para distonia e outros transtornos do movimento. Cirurgia com implantação de estimulados cerebral profunda (sigla em inglês DBS). Coordenadores: Dr. Delson José da Silva e Dr. Osvaldo Vilela Filho.

 

  • Criem: (Centro de Referência e Investigação em Esclerose Múltipla) atendimento de esclerose múltipla e outras doenças autoimunes. Coordenação: Dra. Denise Sisterolli.

 

 

  •  Cetaco (Centro de Tratamento da Coluna): atendimento ambulatorial e cirurgia de doenças da coluna. Coordenação Dr. Júlio Cesar Nunes da Rocha.

 

  • Ambulatório de doenças neuromusculares: atendimento ambulatorial das várias neuropatias, miopatias.

 

 

  • Ambulatório de neuroendocrinologia: atendimento ambulatorial e cirúrgico dos tumores de hipófise. Coordenação: Dra. Estela Jatene.

 

  • Ambulatório de Demências: Atendimento ambulatorial em doença de Alzheimer e as várias outras formas de demências. Coordenação: Dr. Leonardo Caixeta.

 

  • Nina (Núcleo da Infância e Adolescência): serviço da psiquiatra que está conosco desde o início no atendimento de crianças com doenças psiquiátricas, do neurodesenvolvimento e epilepsia. Coordenação: Dra. Maria das Graças Brasil.
  • CentroHumor:  Centro de Referência em Transtornos do Humor) serviço da psiquiatria ambulatório de transtornos do humor, principalmente depressão. Coordenação: Dr. Rodolfo Campos

 

 

Serviços exclusivamente realizados no HC ou em poucos locais

Cirurgia esteotáxica para doença de Parkinson, tremores e distonia, inclusive, com colocação de Estimulador cerebral profundo.  Isso somente é feito em Goiás e poucos estados

Atualmente nosso serviço é o único com rotina plena em aplicação de toxina botulínica para todas doenças neurológicas

Estamos com programa em andamento para realização de cirurgia de epilepsia

Atividades científicas

O Criem está envolvido em pesquisa de medicamentos em esclerose múltipla.

Pesquisa genética e de fatores ambientais na doença de Parkinson.

Envolvimento com vários trabalhos de mestrado e doutorado em doença de Parkinson, demências e esclerose múltipla.

 

Trabalhos sociais desenvolvidos no Núcleo de Neurociências

 Realização de mutirões de atendimento nas várias doenças neurológicas.

 

Especialidades

Hematologia, Gastroenterologia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Nefrologia, Cardio Risco Cirúrgico, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Cardiogeriatria, Cirurgia Cardíaca, Genética, Nutrição, Nutrição Bariátrica, Odontologia, Pneumologia, Risco Cirúrgico, Serviço Social.

Telefone: (62) 3269-8253

Especialidades

Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Clínica Geral, Fibrose Cística, Nefrologia, Proctologia, SAE Infectologia, Tumor de fígado.

Telefone: (62) 3269-8377.

Telefone: (62)3269-8278.

Localização: Prédio da Unidade de Pesquisa Clínica, 3º andar.

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08 às 12 horas, aos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão.

Forma de acesso ao serviço: ocorre por meio da regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que faz o agendamento da primeira consulta do paciente no HC/UFG.

O Laboratório de Reprodução Humana (LabRep) do Hospital das Clinicas da UFG tem como objetivo oferecer tratamento a pacientes da rede pública de saúde e, ao mesmo tempo, desenvolver pesquisas nas áreas de infertilidade e reprodução assistida.

Atualmente, o Laboratório de Reprodução Humana oferece os seguintes tratamentos:

- Fertilização In Vitro Clássica com transferência de embriões (FIV-ET): mais conhecida como Neném de Proveta, essa técnica consiste na obtenção, seleção e preparo de óvulos e espermatozóides para a sua fertilização em laboratório.

- Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI): Essa é uma técnica de alta complexidade e é indicada na falha do FIV-ET. Consiste na injeção de um único espermatozóide diretamente no interior do óvulo, através da técnica de micromanipulação dos gametas.

Além da ICSI e FIV-ET, o Laboratório de Reprodução Humana oferece também procedimentos de inseminação, inseminação com sêmen doador, microcirurgia de trompas, Coito Programado e Minilaparatomia. No laboratório também são realizados exames de infertilidade feminino e masculino, como videolaparoscopia, FSH, espermograma, espermocultura (verifica se há infecção do sêmen) e Swim-up (verifica a qualidade do sêmen no momento da fecundação).

O atendimento no LabRep é realizado por grupos. Em média, são atendidos de 20 a 40 casais em cada grupo. A cada mês, inicia-se um novo grupo.

Telefone: (62) 3269-8278.

Dias e horários de atendimento: segunda a sexta-feira (dias úteis), no horário das 08 às 18 horas.

CONSULTAS AMBULATORIAIS

O CEROF oferece consultas ambulatoriais nas seguintes subespecialidades: Oftalmologia geral; Catarata; Retina; Uveíte; Córnea/Doenças Oculares Externas; Visão sub-normal; Plástica Ocular/Oncologia; Neuroftalmologia; Ambulatório de Pequena Cirurgia; Oftalmopediatria; Genética Ocular; Estrabismo.

Formas de acesso ao serviço:

As consultas de oftalmologia geral são disponibilizadas para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, que é responsável pelo agendamento dos pacientes, conforme o número de vagas e horários oferecidos pelo CEROF.

As consultas das subespecialidades são agendadas no CEROF quando encaminhadas pela oftalmologia geral.

CIRURGIAS

O CEROF realiza cirurgias nas diversas áreas já citadas, englobando todos os diagnósticos cirúrgicos.