Notícias Notícias

Voltar

Apcam realiza ações de prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa

Apcam realiza ações de prevenção ao câncer de mama

Ações de prevenção ao câncer de mama realizadas pela Apcam marcam o Outubro Rosa

Para marcar o Outubro Rosa, a Associação de Portadores de Câncer de Mama (Apcam) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará uma vasta programação, promovendo espaços de discussão sobre o câncer de mama.

Como parte dela, ao longo do mês de outubro serão desenvolvidas atividades diversas, tais como palestras, mesas redondas, desfiles de modas, entre outras.

 

Para conhecer a programação completa, clique nos links a seguir:Cronograma Outubro Rosa e Loja Rosa

 

Câncer de mama

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo da doença que mais atinge as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás somente do de pele não melanoma. Para se ter uma ideia mais clara do que isso significa, ele corresponde a cerca de 25% dos casos novos a cada ano, sendo que em nosso país esse percentual é ainda maior: 29%. 

Quando detectado no início, o câncer de mama tem grandes chances de cura. Infelizmente, no entanto, o diagnóstico, na maioria das vezes, ocorre tardiamente.

Para mudar esse quadro, inúmeras ações de enfrentamento são realizadas. Entre elas, destaca-se o “Outubro Rosa”.

 

 

O que é o Outubro Rosa

É uma campanha mundial realizada todos os anos, sempre no mês de outubro, que visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama, bem como cobrar do poder público que cumpra o seu papel de incentivar e garantir meios para que isso de fato ocorra.

 

O movimento teve origem na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 1990, sendo iniciada no Brasil, na cidade de São Paulo em 2002. Seis anos depois, o movimento se fortaleceu também em várias outras cidades brasileiras.

O nome da campanha faz referência a cor do laço rosa, que é o símbolo mundial no combate ao câncer de mama.

 

 

 

Conheça a Apcam

 

Fundada em 1996, a Associação dos Portadores de Câncer de Mama (APCAM) é uma entidade filantrópica, de Utilidade Pública, que sobrevive de doações, atividades para a captação de recursos financeiros realizadas pelos próprios pacientes e colaboradores da associação, bem como de projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores da Rede Goiana de Pesquisa em Mastologia, pertencente ao Programa de Mastologia do HC-UFG

 

A Apcam tem como objetivo geral prestar assistência ao paciente em tratamento por câncer de mama e seus familiares, nos níveis bio-psico-sócio-espiritual, buscando contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida.  Visa também realizar pesquisas sobre a temática “câncer de mama”, desde seus aspectos epidemiológicos à reabilitação.

 

Desde a sua fundação, encontra-se instalada em um espaço físico cedido pelo HC-UFG.

Ascom HC-UFG/Ebserh