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HC-UFG passará a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações – SEI!

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HC-UFG passará a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações – SEI!

Empregados, servidores e prestadores de serviço do HC-UFG devem fazer o curso de capacitação para a utilização do software até a data de início da sua implantação, 22/07.

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está em processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI. O software é uma solução que busca aperfeiçoar o trâmite de documentos e processos administrativos de forma eletrônica.

O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se de um sistema intuitivo, estruturado com boa navegabilidade e usabilidade, com implantação em vários órgãos e entidades das mais variadas esferas administrativas.

O termo de cooperação entre Ebserh e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) para a utilização do SEI foi assinado em julho de 2017. O software já está sendo utilizado na sede da Empresa e em alguns hospitais universitários da rede. No HC-UFG, a data para início de utilização do SEI será no próximo dia 22/07.

Curso de capacitação do SEI

A capacitação é obrigatória para todos os colaboradores que irão utilizar o SEI (empregados, servidores cedidos ou prestadores de serviço). Ela pode ser realizada pelo Portal da Escola Nacional de Educação Pública (https://www.escolavirtual.gov.br/curso/74) ou pelo Portal Ebserh (https://3ec.ebserh.gov.br).

O curso apresenta as principais funcionalidades do SEI e visa capacitar as pessoas que atuam na gestão de documentos para utilizar o SEI e usufruir dos seus benefícios no dia a dia do trabalho.

 

Principais características e facilidades do SEI!:

O SEI! é um software 100% web e pode ser acessado por meio dos principais navegadores do mercado, como Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome. Seu acesso também pode ser remoto, por diversos tipos de equipamentos, como microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones de vários sistemas operacionais (Windows, Linux, IOS da Apple e Android do Google), o que possibilita que os usuários trabalhem a distância.

Por incorporar o conceito de processo eletrônico, que rompe com a tradicional tramitação linear, inerente à limitação física do papel, o SEI permite que várias unidades possam ser demandadas simultaneamente a tomar providências e manifestar-se no mesmo expediente administrativo, sempre que os atos sejam autônomos entre si.

O software gerencia também o acesso de usuários externos aos expedientes administrativos que lhes digam respeito, como também gerencia a criação e o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos, conferindo o acesso somente às unidades envolvidas ou a usuários específicos.

O SEI na Ebserh

Anualmente, a economia financeira esperada com a utilização do SEI na Ebserh é de aproximadamente R$ 1 milhão anuais, com a redução da utilização de papel e serviços de Correios, dentre outros. Além disso, espera-se que o tempo estimado para tramitação de um processo dentro da Ebserh, quando o SEI for integralmente implantado em toda a rede, seja reduzido em até 90% em relação aos prazos atualmente praticados.

Ascom HC-UFG/Ebserh