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Hospitais da Rede Ebserh iniciam avaliação de qualidade para melhoria dos serviços

Diagnóstico interno

Hospitais da Rede Ebserh iniciam avaliação de qualidade para melhoria dos serviços

Objetivo é promover a cultura de aperfeiçoamento contínuo das atividades realizadas.

Brasília (DF) – Como estão os processos de trabalho assistenciais, administrativos, de gestão e de ensino e pesquisa? É necessário melhorar em alguns aspectos? O hospital é referência para outras unidades? Essa é a avaliação que começa a ser feita, com a nova fase do Programa Ebserh de Qualidade, que consiste em um sistema próprio de avaliação periódica das atividades para promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à população brasileira.

Um dos objetivos da avaliação interna (Avaquali) é sensibilizar os profissionais quanto à necessidade e relevância da melhoria nos processos de trabalho, promovendo uma cultura voltada para o processo de aprendizagem. Os hospitais, inicialmente, irão realizar curso para os profissionais que realizarão a avaliação interna quanto à conformidade das práticas do hospital frente aos requisitos contidos no Manual de Diretrizes e Requisitos do Programa e Selo Ebserh da Qualidade.

Os profissionais designados para realização da avaliação interna da instituição devem identificar as oportunidades de melhoria, e, em conjunto com as áreas envolvidas, estabelecer prioridades no planejamento das ações com foco na melhoria dos processos de trabalho e, consequentemente dos resultados.

A avaliação interna deve ser concluída até 18 de fevereiro do próximo ano. Essa avaliação não possui finalidade de concessão do Selo Ebserh de Qualidade. No entanto, é uma condição para a avaliação externa. “Para começarmos a falar de qualidade, temos que falar sobre a segurança do paciente. E desde 2014, já trabalhamos essa questão na Rede Ebserh. Mas a segurança do paciente é uma das seis dimensões da qualidade”, lembrou a chefe do Serviço de Gestão da Qualidade Assistencial, Marcia Dal Sasso, se referindo ao pressuposto de que a assistência à saúde deve ser segura, efetiva, centrada no paciente, oportuna, eficiente e igualitária.

 

Avaliação interna no HC-UFG

Goiânia - No Hospital das Clínicas da UFG foi constituída a Comissão de Avaliação da Qualidade, conforme descrito na Portaria-SEI nº 387, de 30 de setembro de 2019, publicada no Boletim de Serviço do HC nº 118. Essa comissão irá analisar os requisitos padronizados, previamente definidos, que visam, antes de tudo, garantir a segurança do paciente.

Os profissionais designados para realização da avaliação interna, listados na Portaria-SEI nº 387, passaram por um curso, concluído no dia 16/10, em que foram capacitados para identificar as oportunidades de melhoria, e, em conjunto com as áreas envolvidas, estabelecer prioridades no planejamento das ações com foco na melhoria dos processos de trabalho e, consequentemente dos resultados.

Os avaliadores internos irão atuar em dupla e deverão agendar com as chefias locais a melhor data e horário para verificar as conformidades dos requisitos do Programa e Selo Ebserh da Qualidade.

A Governança do Hospital das Clínicas da UFG acredita que essa ação irá melhorar o sistema de gestão, por meio da identificação e tratamento dos pontos fortes e oportunidades para melhoria; promover uma visão sistêmica da instituição; focar em resultados, sobretudo na avaliação do desempenho frente aos requisitos presentes no Manual da Qualidade e aos indicadores e gerar dados referenciais, que permitam avaliar a eficácia dos processos.


Sobre o SEQuali


O Selo Ebserh de Qualidade visa reconhecer formalmente os hospitais que atingirem padrões estabelecidos no sistema de avaliação e de acordo com o nível de maturidade do hospital o Selo é dividido em quatro categorias. O selo Bronze será concedido aos hospitais que cumprirem 100% dos requisitos essenciais (RE), com validade de dois anos. A categoria Prata será concedida àqueles que cumprirem, não apenas os requisitos essenciais, mas no mínimo, 80% de todos os requisitos exigidos, com periodicidade de avaliação de dois anos. O Selo Ouro irá para os hospitais que cumprirem, no mínimo 95%, de todos os requisitos, com validade de três anos. E a categoria Diamante será concedida aos hospitais que cumprirem 100% de todos os requisitos, também com validade de três anos.



Sobre a Rede Ebserh


Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh e Ascom do HC-UFG