Notícias Notícias

Voltar

Projeto Natal é vida

PROJETO

Projeto Natal é vida

Bem-estar emocional do paciente, o que vem colaborando em casos específicos na sua reabilitação física

O Serviço de Psicologia e Terapia Ocupacional das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) Clínica e Cirúrgica do HC/UFG-EBSERH realiza algumas atividades, em conjunto, em prol do paciente internado desde 2018. Assim, objetiva o bem-estar emocional do paciente, o que vem colaborando em casos específicos na sua reabilitação física. Logo, tais iniciativas podem inclusive culminar em menor tempo de internação e, consequentemente, redução de custos hospitalares.

Dentre estas, pode-se citar o Projeto “Natal é vida” em que pacientes de ambas UTI’s escolheram cartões de Natal e mensagens aos seus familiares durante os atendimentos e, por outro lado, seus familiares confeccionaram lembranças natalinas durante o Grupo de Apoio aos Familiares das UTI’s. Dessa forma, a atividade colaborou para o trabalho de ressignificação desta data comemorativa para ambos. No total, participaram 6 pacientes (4 da UTI Clínica e 2 da UTI Cirúrgica) e 9 familiares destes. Foi promovido ainda o encontro destes pacientes com seus familiares durante a visita para troca destes presentes.

Tais iniciativas têm sido benéficas e repercutiram de forma positiva no modo de enfrentamento destes pacientes e seus familiares quanto a própria internação e a situação de estar hospitalizado durante um período festivo.