Notícias Notícias

Voltar

HC-UFG participa de Campanha de prevenção do câncer de pele no próximo dia 07

PREVENÇÃO

HC-UFG participa de Campanha de prevenção do câncer de pele no próximo dia 07

Ação é uma realização da SBD-GO com o apoio do HC-UFG/Ebserh. Pessoas com lesões suspeitas na pele poderão procurar atendimento, das 9h às 15h, no HC-UFG.


Neste sábado, 7 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO) vai realizar uma grande ação social voltada para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, o tipo da doença mais comum no Brasil.


Das 9 às 15 horas, 40 médicos dermatologistas voluntários estarão atendendo gratuitamente pacientes com suspeita de câncer de pele. O atendimento será por ordem de chegada, sem agendamento prévio, e aberto a todos os interessados que apresentem suspeita de câncer de pele. Além do atendimento em Goiânia, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, os médicos também farão atendimento em Porangatu na Unidade de Saúde Maringá – Rua Coronel Antônio Martins, n° 33, Setor Nossa Senhora da Piedade.

A estimativa é que cerca de 1 mil pacientes sejam atendidos em Goiás neste sábado. O atendimento acontecerá simultaneamente em todo o Brasil, coordenado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e deve beneficiar 30 mil pessoas e envolver 4 mil médicos.

CAMPANHA
A Campanha de Prevenção do Câncer de Pele ocorre há 21 anos em todo o País e desde 2014 passou a ser chamada de Campanha Dezembro Laranja, uma mobilização nacional para a prevenção da doença realizada pela SBD e abraçada em Goiás pela SBD-GO.

Em 2018, durante a campanha Dezembro Laranja em Goiás, 459 pacientes foram atendidos em Goiânia e 183, em Porangatu, tendo sido diagnosticados, respectivamente, 78 e 29 casos de câncer de pele. Os pacientes foram encaminhados para tratamento.

TIPOS DE CÂNCER

Existem diferentes tipos de câncer pele. Os dois mais comuns são os Carcinoma Basocelular e o Carcinoma Espinocelular e são chamados de Câncer de Pele Não Melanoma (CPNM).

No Brasil, o CPNM é o câncer mais comum e atinge cerca de 180 mil brasileiros a cada ano. Quando diagnosticada no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. O câncer de pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele ou perolado (brilhante), ou como uma ferida que não cicatriza.

Para a prevenção do câncer de pele é muito importante evitar a exposição prolongada ao sol, especialmente das 10 às 16 horas. O câncer de pele também pode ser prevenido com o uso de roupas mais fechadas e chapéu e, nas áreas descobertas, com o uso de filtro protetor solar mesmo em dias frios e nublados. O filtro solar deve ser reaplicado a cada quatro horas e durante realização de atividade aquáticas ou que produzam muito suor a cada duas horas.

Com a campanha Dezembro Laranja, a SBD, a SBD-GO e outras Regionais buscam chamar a atenção e orientar a população sobre os cuidados e como prevenir a doença que pode deixar graves sequelas e até causar a morte, quando não tratada a tempo.

SBD-GO