Hospital das Clínicas de Goiás - HC-UFG

Universidade Federal de Goiás - UFG

Ensino, Pesquisa e Extensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Estágios Curriculares Obrigatórios/Apresentação Estágios Curriculares Obrigatórios/Apresentação

Estágios Curriculares Obrigatórios - Apresentação

APRESENTAÇÃO

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás oferece campo de estágio às escolas de nível Médio e Superior. Essa é uma forma do hospital promover o ensino, a pesquisa e a extensão, buscando o reconhecimento como Hospital de referência no atendimento integrado à saúde com excelência tecnológica e humana.

O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático, cujos objetivos são:

- Procurar proporcionar aos alunos a aproximação com a realidade profissional visando ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e cidadania;

- Contribuir com a preparação do aluno para o início de suas atividades profissionais, oferecendo-lhe oportunidades de executar tarefas relacionadas com sua área de interesse;

- Complementar a formação do estudante através do desenvolvimento de habilidades relacionadas com o seu campo de atuação profissional.

 Nova Lei de estágio, em vigor desde 26 de setembro de 2008.

Compromisso com a qualidade e segurança dos novos estagiários do Hospital das Clínicas/EBSERH da Universidade Federal de Goiás.

A nova Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás/EBSERH sob a Superintendência do Dr. José Garcia Neto, realiza a atividade de Acolhimento de estagiários e residentes como uma forma de oportunizar informações úteis sobre o cenário hospitalar que vão desenvolver atividades assistenciais voltadas à formação na área da saúde.

 

ORGANOGRAMA DA SUPERINTENDÊNCIA À GEP

No final do ano de 2018, no anfiteatro da Faculdade de Medicina, a atividade de Acolhimento foi direcionada aos 110 acadêmicos de Medicina previamente iniciado com o Internato (5º ano) que iniciaria em 07 de janeiro de 2019.

Já no dia 24 de janeiro, a GEP acolheu estagiários de graduação e ensino técnico, sendo 50 (cinquenta) alunos, 35 de graduação de Enfermagem e Farmácia da UFG, e 15 de ensino técnico de escolas conveniadas dos cursos de técnico em enfermagem e técnico em radiologia.

Cumprindo seu objetivo, a GEP/HC-UFG/EBSERH, gerenciada pelo Profº. Dr. Washington Luiz Rios, tem garantido apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, bem como a formação de pessoas no campo da saúde pública, e os Acolhimentos esclarecem sobre a estrutura organizacional do hospital e incentivam à execução do ensino.

Os acolhimentos são coordenados pela chefe da Unidade de Gerenciamento de Graduação e Ensino Técnico, Bibliotecária e Especialização em Arquivo e Tecnologia da Informação, Ms. Mônica Lenice. A abertura é iniciada pela Chefe do Setor de Gestão do Ensino, Profª. Dra. Regiane Santos Soares Barreto, que dá as boas-vindas aos alunos nesta nova etapa de suas vidas e também aborda a importância da seriedade deles como estagiários para a sua formação e futuros profissionais.

Em seguida, a abordagem é feita pelo chefe da Unidade E-saúde, Enfº Ms. Éric Benchimol, cujas palavras indicam nossos propósitos: “o acolher envolve se conhecer, aproximar pessoas o que consequentemente promove interação, harmonia e reflete na relação do dia a dia com benefício entre alunos, pacientes e colegas de trabalho e é um ponto bastante positivo no sentido da afetividade, apoio, união entre colegas e profissionais. Acolher é um ato de humanização, carinho e é um ato fundamental em todas as ações do HC”.

Áreas específicas para o bom andamento do desenvolvimento humano/ensino também participam no Acolhimento desde sua última edição, como a Ouvidoria, setor onde as manifestações atuam como instrumento de comunicação entre o usuário e a gestão do hospital, buscando o aperfeiçoamento do modelo administrativo e garantia da participação social.

O Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST), que tem como principal objetivo esclarecer o protocolo a ser seguido para prevenção e fluxo de atendimento em casos de acidente com os estudantes e trabalhadores também se apresenta. A Hotelaria tem sua participação no que diz respeito à importância da rouparia e do descarte correto dos materiais biológicos e dos não biológicos. Finalmente, o Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP), que articula e coordena programas e atividades de gestão de riscos para prevenção de incidentes e eventos adversos, com informações fundamentais para as ações de segurança do paciente na assistência prestada pelos estagiários.

Algumas imagens refletem os Acolhimentos e em 2019 serão muitos e fundamentais para o sucesso das atividades de ensino no HC-UFG/EBSERH.