PESQUISA PESQUISA

Pesquisa

Cadastro de Projetos de Pesquisa para Avaliação Junto à Gerencia de Ensino e  Pesquisa HC-UFG/Ebserh

Itens para Cadastro de Projetos de Pesquisa

1.    Os projetos de pesquisa a serem realizados no HC-UFG deverão ser encaminhados EXCLUSIVAMENTE via e-mail.  

2. Pesquisadores devem enviar a documentação para o e-mail: pesquisagep.hcgo@ebserh.gov.br com o assunto "CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA".

3.    No e-mail (formulários padronizados como modelo na página PESQUISA, do site institucional) devem ser anexados os seguintes documentos:

       3.1. Formulário de Cadastro de Projeto de Pesquisa (obrigatório)

3.2. Detalhamento da previsão de custos da Pesquisa (obrigatório)

3.3. Termo de Compromisso na Utilização de Dados (se aplicável), assinada pelo pesquisador responsável. Neste formulário deverão constar todos os nomes dos membros da equipe de pesquisa, constantes no projeto apresentado, que manusearão os documentos para coleta de dados.

3.4. Parecer (es) do(s) Chefe (s) de Setor (es) ou Unidade (s) (30-05-2019) (obrigatório chefia Ebserh), caso a pesquisa ocorra em mais de um local, é necessária a autorização do chefe (Ebserh) de cada um deles. Caso a pesquisa seja com pacientes ou profissionais médicos, deve passar na chefia do departamento correspondente. Para pesquisa com profissionais da enfermagem, a autorização será fornecida pela chefia de enfermagem da unidade/setor/serviço onde será realizada a pesquisa.

       3.4.1. Em caso de dúvida sobre qual profissional deve assinar o Parecer, clique aqui, ou entre em contato com a secretaria da superintendência no telefone: 32698406.

3.5. Projeto de pesquisa com TCLE, em pdf ou word (obrigatório)

            3.5.1Em caso de Projeto de Pesquisa patrocinado, deverá ser anexada a Minuta do Contrato de Patrocínio (obrigatório), completa e adequadamente preenchida, a qual deve coincidir com a planilha de custos apresentada (item3.2).

3.6 Folha de rosto*: Que deverá ser entregue (original da Plataforma Brasil, datada e assinada pelo pesquisador responsável) na secretaria da superintendência do Hospital:

a) Caso o pesquisador seja professor, ele assina a folha de rosto no campo pesquisador e quem assina a folha de rosto é o diretor da Unidade acadêmica a qual pertence. Após obter a assinatura, a folha original deve ser entregue na secretaria da Superintendência do Hospital, devidamente assinada e datada.

b) Caso o pesquisador seja do hospital, ele assina a folha de rosto no campo pesquisador, utiliza o CNPJ 15.126.437/00026-00 e entrega na secretaria da Superintendência do Hospital, devidamente assinada e datada (folha de roso original). A GEP irá providenciar a assinatura da superintendência, se autorizado projeto.

     ## O pesquisador deverá buscar a folha de rosto ASSINADA na secretaria após 5 (cinco dias úteis) para incluí-la na Plataforma Brasil.

3.7. Primeira página do Curriculum Lattes da equipe de pesquisadores (obrigatório).

 

Prazos:

- Os prazos mínimos para avaliação dos Projetos de Pesquisa são:

- Gerência de Ensino e Pesquisa do HC-UFG: Conferência documental: 05 (cinco) dias úteis. Caso sejam necessárias adequações será enviado e-mail para o pesquisador solicitando as referidas adequações/inclusões. Avaliação da proposta de estudo: 07 (sete) dias úteis.

- Gerência Administrativa: 07 (sete) dias úteis.

- Análise jurídica pelo Setor de Assessoria Jurídica do HC-UFG/EBSERH (SEJUR) e/ou departamento jurídico da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas - FUNDAHC: 15 (quinze) dias úteis. Caso seja solicitado ajustes nas minutas ou contratos, o pesquisador terá oo prazo de 05 (cinco) dias úteis para realizar as alterações solicitadas e enviar para o e-mail da GEP (pesquisagep.hcgo@ebserh.gov.br), para que esta reencaminhe para os setores solicitantes.

 

*  Conforme RESOLUÇÔES Nº 466 de 2012,  Nº 510 de 2016 e Nº 580 de 2018 do Conselho Nacional de Saúde, e NORMA OPERACIONAL Nº 1, DE 2016, que versa sobre orientação dos contratos de patrocínio de estudo clínico e a PORTARIA INTERMINISTERIAL No - 9, DE 13 DE AGOSTO DE 2014, que institui o Programa EBSERH de Pesquisas Clínicas Estratégicas para o Sistema Único de Saúde – EPECSUS, “os procedimentos da pesquisa não deverão interferir na rotina dos serviços de assistência à saúde, a não ser quando a finalidade do estudo o justificar, e for expressamente autorizado pelo dirigente da instituição”.