Notícias Notícias

Voltar

Blackbook será lançado nesta quinta

Enfermagem

Blackbook será lançado nesta quinta

Todas as diretrizes do BlackBook são baseadas nas melhores evidências

A 1ª edição do Blackbook Enfermagem, manual específico de enfermagem contextualizado para a prática profissional brasileira, será lançado nesta quinta-feira (19), às 17h, no Auditório Maria Sinno, localizado na Escola de Enfermagem da UFMG, no Campus Saúde. Na ocasião, livro será vendido com preço promocional. Haverá ainda o sorteio de um exemplar. 

A obra dará aos profissionais acesso rápido a conceitos, intervenções e rotinas da profissão. Todas as diretrizes do BlackBook são baseadas nas melhores evidências e adotam as recomendações das melhores práticas a nível nacional e internacional. 
A produção do 1º Blackbook Enfermagem teve a contribuição das enfermeiras Amália Augusta Nunes, Márcia Eller Miranda Salviano, Thaís Oliveira Gomes e Monalisa Maria Gresta, todas elas do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), que cedeu espaço para a realização de simulações do cuidado e produção de imagens para a publicação. 

O que é
O nome blackbook (“livro preto”, em tradução literal) era dado, nos anos de 1930, às pequenas cadernetas de capa preta que os médicos carregavam no avental. Nelas se anotava informações sobre medicamentos, doses, procedimentos, entre outros dados essenciais.