Notícias Notícias

Voltar

HC-UFMG reúne famílias cuidadas pelo Método Canguru

Comemoração

HC-UFMG reúne famílias cuidadas pelo Método Canguru

Hospital comemora os 23 anos da instituição desta política; HC-UFMG foi um dos pioneiros do país

A Unidade Neonatal do Hospital das Clínicas da UFMG, administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reuniu, nesta segunda-feira (15), mães e filhos acolhidos pela Política Pública de Saúde Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso – Método Canguru para comemorar os 23 anos da instituição desta política pelo HC-UFMG. O hospital foi um dos pioneiros no país a adotar esse tipo de assistência de forma sistematizada, sendo o primeiro de Belo Horizonte.

O evento contou com a participação de algumas mães que ganharam seus bebês no HC-UFMG. A técnica de enfermagem Vânia Regina Marques voltou ao hospital com a sua filha, a estudante Maria Luisa, 22 anos após dar à luz. “Na época, eu não conhecia o Canguru. A gente nunca imagina que um filho vai nascer tão prematuro, mas a Maria Luisa nasceu com 29 semanas. Foram 34 dias de Canguru. O método foi fundamental para a recuperação dela”, lembrou.

As enfermeiras Ana Amélia Míglio, Beatriz Santos Batista e Míriam Leão, parcerias do professor César Coelho Xavier na implantação do método no HC-UFMG, em 1994, estiveram presentes. “O início foi um desafio, mas sempre confiamos que daria certo. Junto com a metodologia do Canguru veio toda a humanização do cuidado ao recém-nascido, muito estudo e treinamento das equipes envolvidas. O resultado são esses 23 anos de sucesso e assistência”, afirmou.

Um lanche especial foi servido para as mães, as crianças e a equipe que participou do evento. A chefe da Unidade de Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia, Denise de Fátima Torres, além de coordenar a equipe, também é uma das pacientes que foram acolhidas pelo método. Muito emocionada, ela agradeceu a equipe que cuidou dela e da filha Maria Clara, hoje com 16 anos.  “A minha história na Enfermaria Canguru se confunde com a minha vida particular. Se de um lado tenho a função de fazer funcionar, do outro consegui entender o quanto de positivo isso (o acolhimento pelo Canguru) trouxe para minha vida. Ver minha filha sendo cuidada com toda segurança da equipe que nos tratava foi o diferencial para que ela pudesse vencer todos os obstáculos de sua prematuridade”, afirmou Denise.

Histórico

O método Canguru foi idealizado pelos médicos Edgar Sanabria Rey e Héctor Gomes Martínez, da Universidade Nacional de Bogotá na Colômbia na década de 1970. Eles se inspiraram nos cuidados que a canguru fêmea dispensa ao seu recém-nascido, que carrega o bebê na sua bolsa abdominal, em aleitamento materno exclusivo, até ele adquirir a capacidade de sobreviver no ambiente externo.

Números

A Unidade de Cuidado Intermediário Canguru (UCINCa) do HC-UFMG possui quatro leitos e está localizada na Ala Oeste do 40 andar junto a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) e Unidade de Cuidado Intermediário Convencional (UCINCo). Quase todas as crianças internadas na UCINCa são provenientes da UTIN e UCINCo. De acordo último balanço do setor, entre janeiro e novembro de 2016 foram acolhidas 88 díades (mães e filhos).

 

 

Imagens: