Notícias Notícias

Voltar

Hospital inaugura novos vestiários

Conforto e segurança

Hospital inaugura novos vestiários

Foram instalados 660 escaninhos femininos e 180 masculinos, além de 60 escaninhos de botas, exclusivos para o SND, box com sanitários e chuveiros

O Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG) inaugurou, nesta sexta-feira (30), um novo espaço para o trabalhador iniciar e finalizar sua jornada com conforto e segurança. Trata-se do vestiário que possibilita a troca do uniforme, guarda dos objetos pessoais, higienização pessoal ao fim de cada turno. Ele integra o Anexo 8, está dividido em vestiário feminino e masculino e beneficiará cerca de 2700 trabalhadores.

O local foi construído conforme as normas da legislação vigente e possui todos os requisitos para o início e o final da jornada do trabalhador com segurança, proporcionando atenção acolhedora, humana e resolutiva, além de melhorar a ambiência. Para isso, foram instalados 660 escaninhos femininos e 180 masculinos, além de 60 escaninhos de botas, exclusivos para o SND, box com sanitários e chuveiros.

A construção era uma reivindicação antiga dos trabalhadores do HC-UFMG. De acordo com a superintendente do hospital, professora Luciana de Gouvêa Viana, os vestiários reforçam o compromisso com a melhoria da ambiência institucional. “A nossa excelência passa pela dignidade que damos ao trabalhador. O vestiário é um sinal de cumprimento à lei e respeito aos nossos funcionários. Chegar ao hospital e ter a possibilidade de utilizar um ambiente seguro como esse que inauguramos hoje já colabora com o início positivo da jornada de trabalho”, ressaltou.

A gerente administrativa do HC-UFMG, Elizete Maria da Silva Neme, ainda destacou o importante momento em que o novo espaço chega, que é a busca pela acreditação pela JCI. “Agora, é utilizá-lo da melhor maneira possível”, enfatizou.  O uso dos vestiários é preferencial  das  equipes  assistenciais,  funcionários  do  SND, equipes  terceirizadas  e  demais  categorias  profissionais  que  necessitem  do  uso  de uniforme para exercerem suas atividades, estando disponível para todas as categorias profissionais, no limite de sua capacidade de uso.

Eles terão funcionamento rotativo com fechamento nos seguintes horários: 8h30 às 8h45; 10h30 às 11h30; 15h30 às 15h45; 00h à 01h. Para fazer uso do vestiário e dos escaninhos é preciso que o trabalhador realize um cadastro por meio do endereço vestiarios@hc.ufmg.br.

O novo espaço se junta ao depósito de resíduos do Campus Saúde e ao Centro de Apoio Didático, que também estão localizados no Anexo 8, inaugurado em 2016. A obra teve investimento total de R$ 4.932.358,00. Já o primeiro pavimento, onde está localizado o vestiário masculino e feminino, custou R$ 564.126,62, incluindo aquisição dos armários e mobiliários dos vestiários.