Notícias Notícias

Voltar

Hospital das Clínicas da UFMG recebe a doação de laringes eletrônicas

Reabilitação

Hospital das Clínicas da UFMG recebe a doação de laringes eletrônicas

Instituição recebeu a doação de dez laringes eletrônicas, na última quinta-feira (14), por meio do projeto REDE+VOZ, da Associação do Câncer de Boca e Garganta, com o intuito de amparar e facilitar a reabilitação dos pacientes

Algumas pessoas precisam passar pela laringectomia total, que é a remoção de toda a laringe, quando acometidas pelo câncer de cabeça e pescoço e uma de suas consequências é a perda da fala. Contudo, é possível viabilizar novamente a comunicação oral por meio utilização da laringe eletrônica. Nesta quinta-feira (14), o HC-UFMG recebeu a doação de dez laringes eletrônicas por meio do projeto REDE+VOZ, da Associação do Câncer de Boca e Garganta, com o intuito de amparar e facilitar a reabilitação dos pacientes.

Os aparelhos foram doados para pacientes do Ambulatório de Fonoaudiologia. Eles são pequenos, leves e portáteis e funcionam a base de pilhas ou baterias de 9V. Possui uma membrana na parte superior que vibra e quando encostada no pescoço ou nas bochechas gera um som que é transformado em fala por meio da articulação dos lábios e da língua. Um dos benefícios do uso da laringe eletrônica é a recapacitação da comunicação de forma mais rápida e barata, ajudando na reintegração social e profissional e aumentando a autoestima desses pacientes.

“Muitos pacientes se sentem isolados ou se isolam porque as pessoas ao seu redor têm dificuldade de compreende-los ou não têm paciência para tentar entender. Os pacientes ficaram emocionados com a doação, pois é uma iniciativa que possibilita a comunicação deles. Trata-se de um aparelho caro que muitos de nossos pacientes não teriam condições de adquirir”, disse a professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFMG, Laelia Cristina Caseiro.