Notícias Notícias

Voltar

Arte no Hospital discute os benefícios da arte no tratamento de saúde

Extensão

Arte no Hospital discute os benefícios da arte no tratamento de saúde

Evento que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de junho no Hospital das Clínicas, Conservatório UFMG e Campus Pampulha

Fomentar a discussão sobre a importância de levar conforto, diálogo e esperança, por meio de atividades artísticas, àquelas pessoas que estão em tratamento em hospitais.  Esse é o objetivo do “Arte no Hospital”, evento que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de junho no Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, Conservatório UFMG e Campus Pampulha. Haverá seminários, oficinas e intervenções artísticas. Além disso, o projeto argentino Musica e Salud, que há quase uma década desenvolve suas ações nos hospitais de Buenos Aires, também integra a programação. Confira mais informações pelo link.

O Conservatório da UFMG será palco da abertura dos seminários, na segunda (10), às 9h, com a palestra “A música como direito”. Ela será ministrada por Julio Calvo, que é professor, artista e coordenador do Musica e Salud. Em seguida, a partir das 14h, começam os seminários com o tema “Comunicações de trabalhos de Arte em Hospital”, que contará com a participação do Instituto HAHAHA, do grupo Encantarte, entre outros. Por fim, às 18h, haverá o lançamento do livro-CD “Los Musiqueros: música y palavras”.

A programação segue no Conservatório da UFMG, na terça-feira (11), das 9h ao meio-dia, quando começam as oficinas musicais, teatrais e de dança. Nesse mesmo dia, às 16h, será a vez do Hospital das Clínicas UFMG/Ebserh sediar as intervenções artísticas. Coordenadas por Julio Calvo, as atividades acontecerão na unidade pediátrica do HC-UFMG.

O último dia do evento terá o show do Los Musiqueros na Praça de Serviços do Campus Pampulha da UFMG, às 12h30. O “Arte no Hospital”  conta com a parceria da Escola de Música da UFMG, do Hospital das Clínicas da UFMG, da Escola de Música, da Faculdade de Medicina, do Conservatório da UFMG, da Diretoria de Ação Cultural da UFMG e da Escola de Belas Artes da UFMG.