Notícias Notícias

Voltar

HC vai discutir cuidado paliativo

Simpósio

HC vai discutir cuidado paliativo

I Simpósio de Cuidados Paliativos acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG

Cuidados paliativos são ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças que ameaçam a vida, como aquelas com risco de morte iminente, crônicas avançadas, incuráveis e progressivas. Em reconhecimento  à importância desse tipo de cuidado, a organização não-governamental The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA) lança anualmente, em todo o mundo, uma campanha de conscientização em alusão ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebrado em 12 de outubro, e que neste ano tem como tema “Cuidados Paliativos: é Meu Cuidado, Meu Direito".

No Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, referência no SUS no tratamento de doenças de média e alta complexidade, a data será comemorada uma semana antes com o I Simpósio de Cuidados Paliativos, que acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link (profissionais e estudantes).

O evento propõe, em conjunto com outras especialidades, o esclarecimento de que paliar é mais do que estar ao lado de quem sofre, é uma terapia intensiva do sofrimento. Espera-se ainda ampliar o diálogo interdisciplinar na instituição, fortalecendo os vínculos entre as equipes assistenciais com a criação de fluxos de identificação dos pacientes com necessidades paliativas e seu adequado encaminhamento.

A programação conta com temas como “Manejo de Sintomas”, “O processo de tomada de decisões no fim da vida” e “Como identificar a fase final da vida?”, dentre outros. Além disso, será a oportunidade de celebrar a história dos cuidados paliativos no HC-UFMG, que teve início na década de 1970. Atualmente, a equipe adulta é composta por quatro médicos, uma psicóloga, uma farmacêutica e uma médica acupunturista. Já a pediátrica é composta por três médicas e uma psicóloga. As equipes recebem residentes médicos e de outras especialidades para estágio e realiza atividades de capacitação como reuniões clínicas e cursos de curta-duração.

Confira a programação completa. 

Redação: Luna Normand (Jornalista HC-UFMG)