Notícias Notícias

Voltar

Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh recebe equipe da Índia

Visita

Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh recebe equipe da Índia

Objetivo do encontro foi promover uma discussão de cooperação técnica

O Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh recebeu, na última semana, a visita de dois médicos indianos, os professores Prabhakaran Dorairaj e Arun Pulikkottil Jose, ambos da London School of Medicine e Public Health Foundantion of India. O objetivo do encontro foi promover uma discussão de cooperação técnica entre o CTS HC-UFMG e a Public Health Foundation of India, com a interveniência do CTIT/UFMG e da FUNDEP.

Foram três dias de troca de conhecimento, com apresentação do serviço do Centro de Telessaúde, do complexo hospitalar do HC, do Projeto Elsa e da linha de cuidados da cardiologia. Eles também percorreram todo o hospital para conhecer o ambiente e a infraestrutura predial.

“Inicialmente, o objetivo é mais acadêmico, de estabelecer projetos de pesquisa, mas também há a possibilidade de transferência de tecnologia, com licenciamento do nosso software de telemedicina para instituições indianas”, disse o coordenador do Centro de Telessaúde, professor Antonio Luiz Pinho Ribeiro.

Segundo ele, o encontro foi proveitoso e os indianos gostaram muito de ver de perto a experiência do HC-UFMG com a telemedicina. “A saúde pública na Índia é muito fragmentada. Ela não é responsabilidade do governo federal, mas sim dos governos estaduais, por isso cada estado arrumou uma solução diferente. São soluções distintas e desiguais, com predomínio da iniciativa privada”, afirmou.