Notícias Notícias

Voltar

Webaula sobre novo Coronavírus alcança mais de 9 mil acessos

Capacitação

Webaula sobre novo Coronavírus alcança mais de 9 mil acessos

Com duração de 55 minutos, aula trouxe informações detalhadas sobre a doença; conteúdo está disponível no Youtube

Em dezembro de 2019, a epidemia do Coronavírus, que vem consumindo a China, colocou o mundo em alerta. Mais de um mês após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter emitido o primeiro comunicado sobre a doença, ainda não sabe muito sobre o agente responsável pela transmissão do novo vírus, situação que tem alarmado, principalmente, os profissionais de saúde. Em pouco mais de um mês de epidemia, a China sofre com mais de 24 mil pessoas contaminadas e 490 mortes. E mais, o grande fluxo de entrada e saída de migrantes do país pode ter levado o vírus para outros 25 países, somando mais 159 casos ao redor de quatro continentes.

A OMS afirmou que esse vírus é uma emergência de saúde pública e de interesse internacional, por isso o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, referência em casos de média a alta complexidade, incluindo doenças infectocontagiosas, entende a importância de compartilhar o que se sabe até agora sobre o Coronavírus para a comunidade. Em face disso, por meio do Centro de Telessaúde, a instituição realizou, na última quinta-feira (30), a webaula “Síndrome Respiratórias Associadas ao Coronavírus”, que foi ministrada pelo professor associado da Faculdade de Medicina da UFMG, o médico infectologista Unaí Tupinambás.

A webaula teve duração de 55 minutos e trouxe informações sobre o histórico das infecções, o agente etiológico, a situação da epidemiologia 201-nCoV, os riscos de pandemia, a definição de casos e uma análise do quadro clínico dos primeiros casos graves. Durante aula, foram mais de sete mil acessos. Após sua publicação no Youtube, o vídeo já alcançou mais duas mil visualizações, somando mais de nove mil espectadores. Devido à grande adesão, o conteúdo foi disponibilizado gratuitamente no canal do Youtube do Centro de Telessaúde .

Confira a webaula.